Câmara realiza nova audiência pública para debater o PME

PME de Jacobina: Cláudia Cedraz, Cléber Vasconcelos e Suzana Miranda

A Câmara de Vereadores de Jacobina realiza nesta segunda-feira (3), às 19 horas, mais uma audiência pública com o objetivo de debater Plano Municipal de Educação (PME).

Em entrevista à Rádio Jaraguar AM,  os professores Kleber Vasconcelos Silva, Suzana Miranda e Cláudia Cedraz ressaltaram a importância da participação da sociedade na elaboração do PME. “Nós sabemos que a educação é fundamental para o desenvolvimento humano, compreendida a sua dimensão histórico-social e político-cultural. Ela está em nossa vida em todos os espaços e, no que tange à educação formal, nós precisamos compreendê-la no contexto das gestões como política pública”, lembra Suzana Miranda.

Confira as vinte diretrizes do PME de Jacobina: I. erradicação do analfabetismo; II. universalização do atendimento escolar; III. superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; IV. melhoria da qualidade do ensino; V. formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade; VI. promoção do princípio da gestão democrática da educação pública; VII. promoção humanística, científica, cultura e tecnológica do País; VIII. estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto – PIB, que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade; IX. valorização dos (as) profissionais da educação; e X. promoção dos princípios de respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

Após a sua aprovação, o  Poder Legislativo, com a participação da sociedade civil e política, organizada e por intermédio da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores e o Conselho Municipal de Educação, acompanharão a execução do Plano Municipal de Educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *