Secretário de Meio Ambiente visita Jacobina e autoriza uso de helicóptero

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), contratou mais dois helicóptero para utilização na luta contra os incêndios na Chapada Diamantina. O primeiro chegou à cidade de Jacobina na tarde desta segunda-feira (14) e outro chegará à região amanhã.
Foram investidos, também pelo governo estadual, R$ 500 mil na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de combate ao fogo, como luvas, máscaras, abafadores, mochilas costais, facões, foices, pás, enxadas e fardamento. O material foi entregue para brigadistas voluntários neste domingo (13) no grupamento do Corpo de Bombeiro de Lençóis.


A decisão liminar da Justiça Federal, em atendimento à Ação Civil Pública impetrada pelas Defensorias do Estado e da União, está em análise pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). Todo o investimento do Governo da Bahia na região está sendo contabilizado pelos órgãos estaduais para que o Poder Executivo se posicione sobre o assunto. Atualmente, a operação coordenada pelo programa Bahia Sem Fogo, do Governo do Estado, conta com 60 bombeiros militares, 40 brigadistas, 8 peritos, quatro veículos tracionados (4×4), cinco helicópteros (incluindo os novos equipamentos contratados) e seis aviões modelo air tractors (capazes de transportar até 3,8 mil litros d´água).


“É importante a parceria de todos para que juntos possamos ter maior efetividade nas ações de combate. Toda a estrutura (aeronaves, equipamentos e veículos) está sendo utilizada para fortalecer esse trabalho. Atuamos conjuntamente com outros órgãos e instituições”, afirmou o titular da Sema, Eugênio Spengler, que conta com a atuação na região dos órgãos do Governo Federal, também acionado pela Justiça Federal.
O secretário viajou para a Chapada, onde participou nesta segunda-feira (4), em Jacobina, de uma reunião com comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Telles, e prefeitos da região. O encontro que reuniu representantes do Ministério Público e da sociedade civil, além de brigadistas e bombeiros que compõem o programa Bahia Sem Fogo, teve como objetivo alinhar as ações de combate aos focos de incêndio.


Também presente à reunião, a diretora geral do Inema, Márcia Telles, destacou que as áreas atingidas apresentam vegetação seca, devido à estiagem, demandando mais atenção e dedicação integral das equipes de combate. “Jacobina possui o Parque Estadual das Sete Passagens, com uma riqueza ímpar de fauna e flora, por isso estamos empenhando todos os esforços para preservar essa riqueza natural”, pontuou.
Participaram da reunião o prefeito de Jacobina Rui Macedo, o prefeito de Miguel Calmon, Nadson Sampaio, o promotor regional Pablo Almeida, técnicos da Sema e Inema, representantes da empresa Yamana Gold, além da sociedade civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *