Jacobinense Suzana Marcelino toma posse na Academia de Letras da Bahia

Suzana Alice Marcelino da Silva Cardoso tomou posse da Academia de Letras da Bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Na noite desta quinta-feira (28), tomou posse na Academia de Letras da Bahia (ALB), em Salvador, a professora emérita da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Suzana Alice Marcelino da Silva Cardoso. A imortal passará a ocupar a cadeira número 28, que pertenceu anteriormente à historiadora Consuelo Pondé de Sena, falecida em maio de 2015 .

A professora Suzana, que é jacobinense, filho do saudoso ex-prefeito José Marcelino da Silva, e irmã do empresário Marcos Marcelino da Silva, lançou recentemente o livro “Alfredo de Deus, Alfredo dos Pobres”, que relata a trajetória do Padre Alfredo Bernardo Maria Haasler, falecido 1997, aos 89 anos.

A solenidade de posse foi realizada na sede da ALB, no Palacete Góes Calmon, bairro de Nazaré, na capital baiana. A nova acadêmica construiu a sua carreira profissional no universo das Letras, atuando principalmente na área da dialectologia, geolinguística,português do Brasil,línguaportuguesa e variação linguística.

Suzana Alice Marcelino da Silva Cardoso possui graduação em Letras Neolatinas pelaUniversidade Federal da Bahia (1960), mestrado em Letras e Linguística pelaUniversidade Federal da Bahia (1979) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pelaUniversidadeFederal doRio de Janeiro (2002).

Ela é professora associada da Universidade Federal da Bahia, professeur invité na Université Paris 13, UFR LSHS, professora emérita da Universidade Federal da Bahia, membro associado do LDI-Lexiques, Dictionnaires, Informatique da Université Paris 13; editora da revista Estudos Lingüísticos e Literários (2004-2012) e membro do Conselho Editorial das revistas A Cor das Letras, Filologia e Lingüística Portuguesa; Reslang-Révue Électronique des Sciences du Langage; Ingá Revista de Estudos Linguísticos e Literários; coordenadora do GT de Sociolinguística da ANPOLL (1992-1994), presidente da Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN (1993-1995) e diretora-presidente do ProjetoAtlas Linguístico do Brasil. (JACOBINA 24 HORAS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *