Home / jacobina / Destaques / Jacobinense Suzana Marcelino toma posse na Academia de Letras da Bahia

Jacobinense Suzana Marcelino toma posse na Academia de Letras da Bahia

Suzana Alice Marcelino da Silva Cardoso tomou posse da Academia de Letras da Bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Na noite desta quinta-feira (28), tomou posse na Academia de Letras da Bahia (ALB), em Salvador, a professora emérita da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Suzana Alice Marcelino da Silva Cardoso. A imortal passará a ocupar a cadeira número 28, que pertenceu anteriormente à historiadora Consuelo Pondé de Sena, falecida em maio de 2015 .

A professora Suzana, que é jacobinense, filho do saudoso ex-prefeito José Marcelino da Silva, e irmã do empresário Marcos Marcelino da Silva, lançou recentemente o livro “Alfredo de Deus, Alfredo dos Pobres”, que relata a trajetória do Padre Alfredo Bernardo Maria Haasler, falecido 1997, aos 89 anos.

A solenidade de posse foi realizada na sede da ALB, no Palacete Góes Calmon, bairro de Nazaré, na capital baiana. A nova acadêmica construiu a sua carreira profissional no universo das Letras, atuando principalmente na área da dialectologia, geolinguística,português do Brasil,línguaportuguesa e variação linguística.

Suzana Alice Marcelino da Silva Cardoso possui graduação em Letras Neolatinas pelaUniversidade Federal da Bahia (1960), mestrado em Letras e Linguística pelaUniversidade Federal da Bahia (1979) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pelaUniversidadeFederal doRio de Janeiro (2002).

Ela é professora associada da Universidade Federal da Bahia, professeur invité na Université Paris 13, UFR LSHS, professora emérita da Universidade Federal da Bahia, membro associado do LDI-Lexiques, Dictionnaires, Informatique da Université Paris 13; editora da revista Estudos Lingüísticos e Literários (2004-2012) e membro do Conselho Editorial das revistas A Cor das Letras, Filologia e Lingüística Portuguesa; Reslang-Révue Électronique des Sciences du Langage; Ingá Revista de Estudos Linguísticos e Literários; coordenadora do GT de Sociolinguística da ANPOLL (1992-1994), presidente da Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN (1993-1995) e diretora-presidente do ProjetoAtlas Linguístico do Brasil. (JACOBINA 24 HORAS)

Sobre admin

Veja também.

Inaugurada a nova sede da Defensoria Pública em Jacobina

Nesta quinta-feira (12.09), a Defensoria Pública do Estado da Bahia ganhou uma nova sede na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: