Assaltantes de celular voltam a agir na cidade de Jacobina

Os assaltantes de celuar voltaram agir na cidade de Jacobina. Mesmo com a prisão de alguns acusados, efeutada recentemente pela polícia, os bandidos continuam praticamente roubos de aparelos celulares, principalmente no período noturno, tendo como principal alvo estudantes e adolescentes que constumam circular na noite jacobinense.

Nesta quarta-feira (18), por volta das 20 horas, dois bandidos assaltaram três adolescentes, roubando seus aparelhos celulares.

A  polícia foi acionada, fez várias rondas, mas ninguém foi preso. 

DICAS – Celular é o equipamento eletrônico mais subtraído no país; bateu todos os recordes na estatística policial. Da mesma maneira que o mercado legal de telefonia móvel está tremendamente aquecido, o mercado ilegal está pegando fogo, principalmente pela facilidade em vender a mercadoria roubada ou trocar por drogas. O interesse do criminoso aumenta de acordo com o valor do celular.  Portanto, se o leitor é apaixonado por seu aparelho, deve prestar atenção a algumas dicas de segurança:

1)Não o carregue à mostra em ruas de grande movimento e transporte público. Procure levar no bolso e com o modo vibrador acionado.

2)Em bares, restaurantes, cafeterias e casas noturnas, jamais deixe o aparelho sobre a mesa ou balcão. Ao entrevistar bandidos em cadeias públicas, ouvi diversas vezes a seguinte afirmação: “Aquilo que não vejo, não tenho como desejar”.

3)Cuidado extremo ao atender chamadas em vias públicas. Se for ligação urgente, entre em algum estabelecimento comercial, você poderá falar com tranquilidade e o nível de segurança será bem maior.

4)Em coletivos, não use celular se estiver sentado próximo à janela e com vidro aberto, pois uma mão sorrateira poderá invadir o interior do ônibus e com rapidez e destreza subtrair o aparelho.

5)Procure usar fone de ouvido acoplado ao celular, e use de discrição, principalmente em lugares de grande movimento. Cuidado para que o celular não se torne um “vício” em sua vida. Assim como existem usuários que falam ao celular até embaixo do chuveiro, encontramos pessoas desatentas que compulsivamente se veem obrigadas a atender chamadas em qualquer local, mesmo sabendo da possibilidade de roubo.

6)Não carregue celular em balada. Antes de ir, procure saber se o local conta com chapelaria. Se não tiver, deixe o aparelho em casa ou esconda-o no interior do carro, se estiver em estacionamento privado.

7)Geralmente, temos em casa celular antigo e baratinho que não usamos mais. Quando for a lugares com maior risco de assaltos, utilize esse aparelho reserva, assim, no caso de ser vítima de bandidos, pelo menos o prejuízo será bem menor.

8)Jamais deixe o celular à mostra no interior de veículo.

9)Dirigir e falar ao telefone é uma das infrações de trânsito mais cometidas pelos motoristas. O Código de Trânsito Brasileiro prevê ao infrator multa de R$ 85,13, além de adicionar quatro pontos na CNH, sem contar o risco de abordagem criminosa.

10)Se seu celular possui tecnologia 3G, instale programa rastreador, pois em caso de subtração aumenta, sobremaneira, a possibilidade de localizar o criminoso.

11)Assim como instalamos antivírus no PC, devemos fazer o mesmo com o telefone móvel ligado à internet.

12)Faça back up semanal do conteúdo de seu equipamento, pois em caso de perda ou subtração, a frustração será bem menor.

13)Cuidado com o armazenamento de fotos e vídeos sensuais; se caírem em mãos erradas, você perderá noites de sono.

14)Descubra o número secreto de seu aparelho, conhecido por IMEI, digitando *#06#. Em caso de perda ou roubo, ao informar à operadora o referido número, automaticamente o aparelho será bloqueado, independente de qual Sim Card esteja inserido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *