Superintendente do Sebrae conhece projeto finalista do Prêmio Prefeito Empreendedor

Foto: Mário Luna

Por Tamara Leal

Em visita ao município de Jacobina, Centro Norte baiano, o superintendente do Sebrae, Adhvan Furtado, visitou na quinta-feira, 5, o Recicla Jacobina, cooperativa com quatro anos de criação e 28 cooperados. O projeto foi finalista  da 9º edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

A presidente da cooperativa, Elizabeth dos Santos, e a tesoureira Rafaela de Oliveira recepcionaram a comitiva com integrantes do Sebrae e da prefeitura local. Com um largo sorriso no rosto, Elizabeth falou da felicidade do projeto ter ido tão longe. “Ficamos felizes em ter representado o município de Jacobina.”, disse.

Para Adhvan, o Recicla Jacobina é um projeto transformador e atendeu as suas expectativas. “Com o projeto, o município ganha na área de sustentabilidade, economia e, principalmente, na área social. O projeto permite que as famílias tenham uma renda maior e contribui para uma cidade mais limpa e mais humana”, afirma.

Acompanharam a visita o prefeito Rui Macedo, o assessor da superintendência do Sebrae Bahia, Carlos Stucki, o gerente regional do Sebrae Jacobina, Geronilson Ferreira, a gerente adjunta, Siomara Guimarães, e o ex-secretário de Planejamento do Município, Juliano Cruz.

Sobre o Recicla

A coleta seletiva de materiais recicláveis passou a ter uma atenção especial no município de Jacobina a partir de 2011, quando a prefeitura iniciou o processo de remediação do lixão e planejamento do aterro sanitário. Com isso, dezenas de catadores que atuavam no local perderiam sua fonte de renda. Para evitar o problema, foi criada a cooperativa Recicla Jacobina.

O projeto teve duração de dois anos, tempo suficiente para que a cooperativa fosse equipada e os catadores capacitados. Após esse período, a prefeitura contratou a cooperativa para a realização do serviço de coleta seletiva na cidade. 

Prêmio Prefeito Empreendedor

Criado em 2001, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é um instrumento para incentivar o desenvolvimento econômico dos pequenos negócios como prioridade na gestão pública, com a identificação, avaliação, valorização e disseminação de iniciativas realizadas nos municípios brasileiros e que geraram impacto positivo para o empreendedorismo local. Reconhecendo o trabalho dos prefeitos que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios e da modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *