Diretora de Vigilância à Saúde fala sobre Campanha Nacional de Multivacinação em Jacobina

Campanha objetiva atualizar a caderneta de vacinação e vai até dia 30

Francimar Santos, iretora de Vigilância à Saúde do Município de Jacobina

Começou nesta segunda-feira, 19, a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação. Para tratar do assunto a diretora de Vigilância à Saúde do Município de Jacobina, Francimar Santos, participou do Jornal do Meio Dia, da Rádio Jaraguar AM, e foi sabatinada pelos radialistas João Batista Ferreira e Maurício Dias.

“A campanha tem como público alvo crianças menores de cinco anos e crianças e adolescentes entre nove e 15 anos incompletos. O esforço de vacinação vai até o dia 30 de setembro”, esclareceu Francimar.

A diretora de Vigilância à Saúde explicou que os adolescentes foram incluídos na campanha porque esse grupo prioritário é um dos que apresenta uma maior resistência a vacinação. “Após os cinco anos de idade os pais pensam que as crianças estão imunizadas e não precisam mais manter a caderneta de vacinação atualizada. Esta é uma falsa ideia e precisa ser combatida. Recém-nascidos, crianças, grávidas, população adulta e idosos, dentre outros grupos específicos, devem se proteger para evitar diferentes doenças”, garantiu.

Em Jacobina, os postos da Rede Municipal de Saúde estão oferecendo as doses de vacinas do calendário vacinal, como também a vacina atenuada poliomielite (VOP), que faz parte do Plano de Erradicação da Pólio no Brasil, e a imunização contra HPV para meninas. Essa é uma atualização técnica regular do Calendário Nacional de Vacinação e não prejudica a imunização na infância.

O Ministério da Saúde enviou 19,2 milhões de doses extras de 14 vacinas para os postos de saúde de todo o País. As doses já estão normalmente disponíveis de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS), em qualquer posto. O objetivo principal da campanha é estimular que os pais levem os filhos para colocar em dia a carteira de vacinação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *