ASCOOB Itapicuru reúne cooperados durante  mega assembleia em Jacobina 

Fotos: Antonio Silva 

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas e pessoas em pé

A cidade de Jacobina sediou neste final de semana a 17ª Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas da Cooperativa de Credito Rural Ascoob/Itapicuru. O mega evento aconteceu na sede do Clube 2 de Janeiro e reuniu, além dos cooperados, líderes dos movimentos de cooperativas, políticos representantes dos municípios onde funcionam posto de atendimento cooperativo (PAC), a exemplo do deputado estadual Alex da Piatã (PSD), e de Olívia Santana, secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

Além das autoridades convidadas, compuseram a mesa  Robson Sena, Cosme Ariosvaldo e José Paulo, e o atual presidente SilvioSoares.

Durante seus discursos, todos os presentes enalteceram as ações e o crescimento da ASCOOB nesses 17 anos, cujos resultados positivos foram sentidos pelos cooperados, e o resultado disso é a presença da Ascoob Itapicuru em oito municípios.

A imagem pode conter: 17 pessoas, pessoas sentadas e multidão

Atualmente, a Ascoob/Itapicuru, com a matriz sediada na Rua Rio Branco, no Centro de Santaluz, conta com 61 colaboradores, mais de 17 mil cooperados, e Postos de Atendimento ao Cidadão (PAC)nas cidades de Queimadas, Cansanção, Nordestina, Itiúba, Monte Santo, Quijingue, Santaluz, Jacobina e nos Distritos de Algodões (Quijingue) e Junco (Jacobina).

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em pé e pessoas sentadas

Neste sábado (22),  durante a Assembleia em Jacobina,, o vice-prefeito de Retirolândia, Noé Silvestre Careiro (PCdoB), informou que a Prefeitura está disposta a apoiar abertura de um PAC na sede do município como forma de buscar mais financiamentos para agricultura familiar, principal fonte de renda daquele município.
O presidente da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia FATRES), Urbano Carvalho, também externou o desejo da abertura de mais uma PAC no município de Conceição do Coité e desta vez na sede, pois já funciona uma unidade na Ascoob/Sisal no distrito de Salgadália.

A imagem pode conter: 5 pessoas

Para o presidente do Ascoob/Itapicuru, lvio Soares da Silva, os locais onde têm viabilidade econômica, números suficientes de cooperados e segurança é possível a abertura de PAC, a exemplo de Algodões e Junco. 
Quanto a assembleia segundo o presidente superou a expectativa em ver o clube lotado com pessoas de cidades distantes, a exemplo dos cooperados do PAC de Algodões, município de Quijingue, distante cerca de 200 Km de Jacobina.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé

Eleito na assembleia realizada em abril de 2016, Silvio Soares tomou posse no dia 13 de agosto do mesmo ano, quando a cooperativa vivenciava a crise econômica do país e o resultado na época não era satisfatória, porém conseguiu reverter o quadro e foi apresentado dados positivos na assembleia de sábado.

A secretária de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Olívia Santana, afirmou que evento desta natureza traz muita esperança em observar a população se organizando e o governo do estado tem incentivado e ampliado à carteira de crédito da ASCCOB para apoiar mais investimento assistido tecnicamente. Olivia Santana disse acreditar muito na economia solidária, pois ela estimula o associativismo e as pessoas começam atuar em rede melhorando a qualidade de vida “e na ausência do emprego formal os trabalhos autônimo e cooperativa de produção tem que ser incentivada e os micro empreendedor recebam suporte”, externou a titular da SETRE.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

O idealizador das cooperativas de créditos no território do sisal, hoje presente em outros territórios, José Paulo Crisóstomo Ferreira, mais conhecido por Zé Paulo, coordenador de microcrédito e finanças solidárias da Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo (Sesol), estrutura vinculada à Setre, falou que a economia solidária são iniciativas de projetos produtivos coletivos, cooperativas populares, cooperativas de coleta e reciclagem de materiais recicláveis, redes de produção, comercialização e consumo, instituições financeiras voltadas para empreendimentos populares solidários, empresas autogestionárias, cooperativas de agricultura familiar e agroecologia, cooperativas de prestação de serviços, entre outras, que dinamizam as economias locais, garantem trabalho digno e renda às famílias envolvidas, além de promover a preservação ambiental.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em péEle falou também que, mesmo com a crise que castiga o Brasil, as cooperativas de economia solidária cresceram 22%, porém vem sendo perseguida pelo governo federal e o povo tem que ficar alerta e lutar para não perder as conquistas.
O único deputado presente ao evento, Alex da Piatã (PSD), disse acreditar nas cooperativas de créditos e foi um dos primeiros a ser cooperado quando se constituiu em sua cidade natal Conceição do Coité, ou seja, da rede SICOOB. 
O parlamentar falou que o sucesso tem a ver com a forma como funciona uma cooperativa de crédito e lembrou que o objetivo de sua constituição é prestar serviços financeiros de modo mais simples e vantajoso aos associados, possibilitando o acesso ao crédito e outros produtos e serviços financeiros.

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Após os discursos a mesa foi desfeita e o presidente Silvio Soares passou a utilizar um Datashow para apresentação de contas referentes ao ano 2016, em seguida aconteceu os sorteios de 10 televisores 32 polegadas, 10 poupanças poupe Ascobinho no valor de R$ 200,00 contemplando dois cooperados para cada PAC. Foi sorteado entre os produtores presentes dois reprodutores ovino e por último um Fiat Uno Way.

A imagem pode conter: 18 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e multidão

Relação dos  ganhadores
Tv de 32 Polegadas:
José Nilton Andrade Brito | Povoado Lagoa do Saco | Monte Santo
José Roberto de Oliveira | Povoado Boa Vista do Zezé | Quijingue
José Cavalcante dos Reis | Povoado Terra Branca | Quijingue
Ana Maria Pereira dos Santos | Rua Nova Divinéia | Santaluz
Neldevan da Silva | Povoado de Taquari | Itiúba
Rodrigo Pereira de Oliveira de Oliveira | Cansanção
Wesley Santos da Silva | Povoado de Fazenda de Cima | Queimadas
Clériston Oliveira Santos | Jacobina
Zenildes Almeida Sampaio | Distrito Junco de jacobina
José dá Silva Reis | Povoado de Jacu | Nordestina
O associado José Marcos Climario da Silva, morador da Fazenda Ariri , no município de Itiúbafaturou o prêmio principal. (Ascom)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *