Projeto do IFBA realiza palestras sobre mineração em escolas de Jacobina

imagem sem descrição.

A equipe do projeto de extensão “Divulgação científica e Mineração” do Instituto Federal da Bahia (IFBA) realizou no último dia 19 de abril, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Jacobina, a palestra “Mineração, para que te quero?”.

O objetivo da iniciativa, que foi realizada em mais sete escolas da região, foi mostrar a relevância da mineração para sociedade.

De acordo com o coordenador do projeto, Jonei Marques, sem mineração não existiriam tintas, lâmpadas ou as cores presentes nas roupas.

A sociedade depende em todas as suas instâncias das atividades de extração mineral, entretanto o senso comum não entende que tal atividade é imprescindível para formação da sociedade como a conhecemos. A mineração só entra em debate quando há problemas ambientais ou acidentes”, explica Jonei.

Sobre o potencial de Jacobina na área de mineração, Jonei destaca que a cidade está numa região que é classificada como a maior com diversidade mineral do Brasil. Ele conta cerca de 18  minérios presentes em um raio de 100km, a exemplo de ouro, cromo e quartzo. “Só na avenida onde está o IFBA tem quatro empresas de beneficiamento de rochas ornamentais.”, comenta.

Além das palestras, a equipe do projeto também construiu um blog sobre o curso de mineração e as atividades do projeto, além de um sistema de armazenamento online com conteúdos didáticos para professores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *