Educação: Inscrições para o FIES começam dia 25 de julho

Resultado de imagem para inscrições do fies

Tamara Leal

Os alunos que quiserem financiar a mensalidade em universidades privadas por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) deverão se inscrever entre 25 e 28 de julho pelo site http://fiesselecao.mec.gov.br/. O programa oferece 75 mil vagas em todo o país.

Programa do Ministério da Educação, o FIES financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Pode se inscrever o candidato que tenha participado do ENEM, a partir da edição de 2010, obtido média igual ou superior a 450 pontos e não zerado a redação, e possua renda familiar mensal, bruta per capita, de até 3 (três) salários mínimos.

De acordo com o professor José Wilson, mantenedor de seis universidades na Bahia e em Sergipe, o aluno que optar por financiar (FIES) um curso de licenciatura e, após a conclusão, estiver no exercício do magistério na rede pública de educação básica, ficará desobrigado a pagar a prestação do financiamento. A informação é baseada na Portaria Normativa Nº. 7, de 26 de Abril de 2013, art. 3º.

Professor José Wilson ainda acrescenta: “Os candidatos que não obtiverem êxito no FIES serão acolhidos pelo FiAGES, programa da AGES que permite a prorrogação do pagamento em até doze anos após a formatura”.

No dia 24 de julho, as vagas já estarão disponíveis no site do programa. O resultado dos candidatos pré-selecionados deve ser divulgado no último dia do mês. Essas, com certeza, são as oportunidades que as pessoas com menor renda precisam para ingressar em um curso de nível superior.

Inscrições para o FIES começam dia 25 de julho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *