Adolfo Viana congratula-se com os municípios de Campo Formoso e Jacobina

Resultado de imagem para adolfo viana deputado

Para lembrar da passagem do aniversário de Campo Formoso e Jacobina, que comemoram aniversário dia 28 (sábado), o deputado Adolfo Viana (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) moções de congratulações, nas quais saudou a população e lideranças políticas das cidades.
 
“Emancipado em 28 de julho de 1880, ao ser desmembrado de Senhor do Bonfim, o município de Campo Formoso comemora 138 anos”, destaca o documento apresentado na ALBA. Localizada no centro norte baiano, segundo dados históricos a cidade, nos primórdios, era uma aldeia indígena que, com a catequese, foi elevada a freguesia e anos mais tarde a município.
 
Campo Formoso, que é conhecido como “cidade das esmeraldas” por existir no povoado de Tuíutiba um garimpo com a pedra preciosa da melhor qualidade, tem mais de 73 mil habitantes e sua economia é voltada para a agropecuária, indústria, agricultura, o comércio, extrativismo mineral, comercialização e lapidação das pedras de esmeraldas, artesanato e turismo.
 
Quanto a Jacobina, que, segundo texto da moção, teve sua história iniciada nos princípios do século XVII, com a descoberta das minas de ouro por portugueses e bandeirantes, através da lei provincial número 2.049, a cidade foi emancipada em 28 de julho de 1880 e comemora 138 anos.
O município tem como fonte de renda a agricultura, com a produção expressiva da batata doce; a pecuária, com destaque para os rebanhos de bovinos, suínos, equinos, asininos, muares, ovinos e caprinos; a indústria; o setor de bens minerais; o comércio com a extração de ouro; além do ecoturismo, pois a região é favorecida por serras, desfiladeiros, cachoeiras, lagos e canyons. Localizada no centro norte baiano, a cidade possui atualmente mais de 83 mil habitantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *