Aniversário: Deputado Alex Lima registra data magna de Jacobina

O aniversário de 138 anos de emancipação política do município de Jacobina, comemorado no dia 28, é saudado pelo deputado Alex Lima (PSB) em moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA).
 
“Diante de toda grandiosidade e história de superação, deixo registrado meus votos de congratulações com este município e seu povo de gente trabalhadora, que não hesita em acolher bem seus visitantes”, declarou o deputado no documento.
 
De acordo com o autor da moção, a história de Jacobina, mais conhecida como a Cidade do Ouro, começa em princípios do século XVII, com a corrida de bandeirantes e portugueses às minas de ouro descobertas no local. “Rapidamente, o local foi tomado por exploradores, que se aglomeraram à margem do Itapicuru Mirim, formando uma pequena vila, onde foram iniciadas também atividades de criação de gado e agrícolas, movimentando a economia da região. Porém, por volta de 1850, a notícia da descoberta de diamantes na Chapada Diamantina determinou o êxodo de grande número de mineiros”. 
 
Diante da já existente organização do local, em 1880 ocorreu a elevação da vila à categoria de cidade, pela Lei Provincial 2.049, de 28 de julho. Denominada de Agrícola Cidade de Santo Antônio de Jacobina, a nomenclatura foi reduzida anos depois. Finalizou o socialista 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *