Em noite memorável, Ministro Marcos Jorge recebe o Título de Cidadão Jacobinense

Na noite do último sábado (28), dia do aniversário de 138 de anos de Jacobina, a Câmara Municipal outorgou o Título de Cidadão Jacobinense a Marcos Jorge de Lima, ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.  Além do homenageado, o evento contou com a presença de vários convidados ilustres, como a deputada federal Tia Eron (PRB), deputado federal Elmar Nascimento (DEM),  deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), prefeito Luciano Pinheiro, vice-prefeito Cleriston Alves, do vice-presidente da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), Hilton Morais Lima, do presidente da Associação Comercial de Jacobina (ACIJA), Artur Teixeira, representantes de entidades de classe e clubes de serviços da cidade, vereadores e lideranças políticas de vários municípios, a exemplo da vereadora Ireuda Santos, do PRB de Salvador, além de profissionais de imprensa e dezenas de familiares do homenageado. 

Sob a presidência do vereador Noelson Oliveira, a sessão solene foi marcada por muita emoção. Os vereadores, inclusive o presidente da Câmara Municipal, relataram a significância do título concedido ao ministro Marcos Jorge de Lima, principalmente, pela sua história de vida ligado município, com destaque para sua vivência nos distrito de Lages do Batata e Caatinga do Moura. 

O vereador Martins dos Santos (PT) relembrou um pouco da história do Sr. Antônio Jesuíno, ou Antônio Paraibano, como era mais conhecido o avó materno do ministro Marcos Jorge, que chegou à região de Jacobina no final da década de 50, época em que construiu forte relação com o deputado Rocha Pires, sendo responsável inclusive por erguer capelas para celebração das missas do saudoso padre Alfredo Haasler, do qual era amigo e grande admirador. Foi dono de fazendas como a Santo Antônio, Santa Maria e Mocozeira, em Várzea Nova. “O Sr. Antônio Jesuíno também foi responsável por acolher meus avós, Pedro Henrique Ferreira e Severina Hermínia Ferreira, quando aqui chegaram vindos do norte, assim como fez com tantas outras famílias que se estabeleceram em nossa região. Portanto, ao homenagearmos seu neto, estamos também homenageando a memória desse grande homem”, destacou o vereador.  

O prefeito Luciano Pinheiro parabenizou a Câmara de Vereadores pela iniciativa da homenagem, ressaltando que o Ministro Marcos Jorge tem sido um importante parceiro do município de Jacobina junto ao Governo Federal. “Estávamos com várias demandas paradas, mas, graças a ação do ministro, os recursos já começaram a ser liberados, incluindo 11 milhões de reais do Ministério das Cidades, para obras de pavimentação no distrito do Junco”, lembrou o prefeito.

Durante seu pronunciamento, o ministro Marcos Jorge fez um relato da sua vida profissional, desde sua atuação como secretário estadual em Roraima, passando por vários cargos na esfera federal, inclusive como secretário-executivo do Ministério do Esporte, sendo um dos principais responsáveis pela organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

O ministro também falou dos seus pais Jorge Carneiro de Lima e Cícera Maria de Lima, bem como da sua convivência com os primos em Jacobina, e nos quatro anos que estudou em Lages do Batata e morou no povoado de Roçado, no distrito de Caatinga do Moura.

 “Quero lembrar aos nossos jovens que não há limites para aqueles que se dedicam aos estudos e buscam com determinação alcançar os seus objetivos. Hoje, estou aqui nessa tribuna, falando como Ministro de Estado, mas eu também sou um de vocês, estudei quatro anos no Colégio José Prado Alves, em Lages do Batata, e fiz todo o ensino médio em escola pública. Então, é possível chegar a qualquer cargo, ao mais alto posto, não há limites; a educação é capaz de transformar a nossa vida”, declarou o ministro.

“Em relação à Jacobina, a minha palavra é de agradecimento, gratidão, pelos meus pais, pela minha família, pelos meus amigos, e por essa homenagem tão nobre que a Câmara de Vereadores me concede pela unanimidade de seus pares. Jacobina, muito obrigado”, concluiu o ministro, cumprimentando sua esposa Ana Rafaela, presente na plateia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *