Aprovado projeto que transforma 24ª CIPM em Batalhão de Polícia em Jacobina

Deputado Estadual Capitão Alden

Foi aprovada em Comissão Especial da Assembleia Legislativa o projeto de lei de autoria do deputado estadual Capitão Alden (PSL), que transforma a 24ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) em Batalhão de Polícia no Município de Jacobina. A matéria foi relatada pela deputada Maria del Carmen (PT), que deu parecer favorável.

Segundo o deputado Capitão Alden, estima-se, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia -IBGE2 que a população de Jacobina no ano de 2018, perfazia um total de 80.394 pessoas, o que requer um melhor efetivo das forças de segurança pública.

Ainda de acordo com o parlamentar, estudo do Mapa da violência  focalizando a evolução dos homicídios por armas de fogo no Brasil no período de 1980 a 2014, e apontadas as características da evolução dos homicídios por armas de fogo nas 27 Unidades da Federação, nas 27 Capitais e nos municípios com elevados níveis de mortalidade causada por armas de fogo, a cidade de Jacobina aparece na 14ª posição no mapa da violência, com média de 81,4 mortes. 

O deputado destaca que os dados são do “Mapa da Violência 2013 – Homicídios e Juventude no Brasil”, divulgado pelo professor Julio Jacobo Waiselfisz, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, apontou a cidade de jacobina entre as 300 cidades mais perigosas do Brasil, alcançando a posição 293.

Na opinião do Capitão Alden, o Batalhão de Polícia contribuirá para o planejamento e execução de uma política eficiente de Segurança Pública e das ações para prever, prevenir, neutralizar e reprimir atos criminosos de qualquer natureza que atentem à ordem pública, à incolumidade das pessoas e do patrimônio, além de proporcionar diagnósticos e prognósticos sobre a evolução de situações do interesse da corporação.

“O Batalhão de Polícia irá, também, contribuir para que o processo interativo entre as instituições e profissionais produza efeitos cumulativos, aumentando o nível de eficiência desses usuários e de suas respectivas organizações. A elaboração de planos específicos para as diversas organizações que o compõem, bem como assessorar, com informações relevantes, as operações de prevenção e repressão, de interesse da Segurança Pública”, destaca.

Ele argumenta que  o Batalhão de Polícia Militar de Jacobina efetivará, ainda mais, a preservação da ordem pública para todo o universo da atividade policial de toda a região, abrangendo as cidades que pertencem à companhia. São elas: a sede Jacobina, Mirangaba, Ourolândia, Umburanas, Várzea Nova, Miguel Calmon, Piritiba, Tapiramutá, Caem, Saúde, Caldeirão Grande.    

A proposta do Capitão Alden, que transforma a  24ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) em Batalhão de Polícia, ainda precisará ser aprovada em plenário, para seguir para sanção ou não do governador Rui Costa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *