Home / jacobina / destaque / Artistas pintam homenagens a desportistas jacobinenses no Estádio José Rocha

Artistas pintam homenagens a desportistas jacobinenses no Estádio José Rocha

O artista Almaques pinta retrato de Antonio Luz, autor do primeiro gol no José Rocha

Como parte da programação de aniversário da cidade, a prefeitura de Jacobina convidou alguns artistas para homenagear o esporte local através de pinturas nos muros do estádio municipal José Rocha.

Foram convidados pintores de grande talento como Cícero Matos, Almaques Gonçalves dos Santos e Márcio Queiroz que, cada uma sua maneira, gravaram nas paredes do José Rocha pelas pinturas, que poderão ser admiradas por que passa pelo local, fotografadas, transformando-se e atração turística.

O pintor Almaques Gonçalves, por exemplo,  fez um desenho realista do ex-jogador de futebol Antonio Luz, autor do primeiro gol na inauguração do estádio José Rocha em 1957.

Obras de construção do Estádio José Rocha (Foto: autor desconhecido)

Segundo relatos históricos,  o estádio José Rocha, também conhecido como o “Maracanã do Sertão” foi inaugurado em 1957, pelo então prefeito Orlando Oliveira Pires. O nome José Rocha (avô do professor Galdino Veloso) foi uma homenagem ao responsável pela doação do terreno. A partida inaugural envolveu as equipes do Leader e do Cruzeiro, um dos maiores clássicos do futebol jacobinense.

Em sua inauguração, o estádio não possuía nem arquibancada nem alambrado e cordas ajudavam a separar os torcedores do campo de jogo. A primeira reforma foi realizada em 1968 e entregue em 1969, quando o Jacobina formou uma grande seleção que participou do intermunicipal promovido pela Federação Bahiana de Futebol, chegando ao vice-campeonato, após enfrentar a seleção de Jequié. Em 1978, uma nova intervenção começou a ser feita, mas foi interrompida, sendo retomada apenas em 1983 e concluída em 1984. Somente após trinta anos que o estádio voltou a receber uma intervenção, para adequar o espaço às exigências da Federação Baiana de Futebol, transformando o José Rocha na casa do Jacobina Esporte Clube, o nosso Jegue da Chapada .

Sobre admin

Veja também.

Projeto de lei proíbe criação de animais de grande porte no perímetro urbano de Jacobina

A lei irá punir proprietários que deixarem animais soltos nas ruas Tramita em fase conclusiva, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: