Home / jacobina / destaque / Bahia: Jovem negra é a aposta de esquerda do PT para presidir o partido

Bahia: Jovem negra é a aposta de esquerda do PT para presidir o partido

Aos 29 anos, a economista e dirigente nacional do PT (Partido dos Trabalhadores), Elen Coutinho assumiu oficialmente a candidatura a presidente estadual do partido na Bahia. Sua chapa foi inscrita para a disputa do PED (processo interno de eleição direta do PT) com o apoio da corrente interna Avante, liderada na Bahia pelos deputados federal e estadual Jorge Solla e Marcelino Galo, e já conta com o apoio de dezenas de prefeitos e vereadores pelo estado.
Se eleita, Elen será a mais jovem presidente do PT no estado da Bahia desde sua fundação. Seu compromisso é o de renovar o partido para as próximas eleições e ampliar o diálogo com os municípios do interior.
“PT forte é um PT do povo. Um PT democrático, aberto para as novas redes e movimentos, um PT pronto para as Marielles do Brasil, conectado com as lutas das periferias, do campo e dos centros urbanos. É o momento de uma transição geracional, racial e de gênero na direção desse partido. De uma renovação política, de reconectar o PT com a base”, defende.
“Essa é a autocrítica que temos que apresentar ao partido. Tem gente com medo de renovar porque se sente ameaçado. O PT da Bahia tem que estar em consonância com o que está acontecendo com a esquerda em todo o país e no mundo. Marieles estão surgindo. Elen tem mais capacidade de dialogar com a periferia de hoje que qualquer um de nós”, destacou Solla.
“Elen é a mais genuína candidatura do PT na atualidade, oriunda das cotas universitárias, negra, da periferia de Salvador, fruto das políticas do Governo Lula”, completa Galo.
Elen Coutinho conta também com apoio do vereador de Suíca, do ex-prefeito de Vitória da Conquista Guilherme Menezes, ex-deputado federal Amauri Teixeira, da ex-vice-prefeita de Salvador Bete Wagner, dos prefeito de amargosa Júlio Pinheiro e de Santa Barbara, Jailson Costa.
PERFIL
Em sua carreira acadêmica, Elen já publicou trabalhos de pesquisa sobre trabalho escravo, assessorou a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia e tem experiência na direção do partido, tanto no estado quando em nível nacional: foi Secretária Estadual da Juventude do PT, foi Secretária de Formação Política e atualmente é da Executiva estadual do Partido e da Direção Nacional do PT.

Sobre admin

Veja também.

Projeto de lei proíbe criação de animais de grande porte no perímetro urbano de Jacobina

A lei irá punir proprietários que deixarem animais soltos nas ruas Tramita em fase conclusiva, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: