Home / jacobina / destaque / Doracy Araújo Lemos, um patrimônio vivo da historia de Jacobina

Doracy Araújo Lemos, um patrimônio vivo da historia de Jacobina

Escritora e pesquisadora Doracy Araújo Lemos

No próximo domingo, 28 de julho, Jacobina festeja oficialmente 139 anos de Emancipação Político-Administrativa. Trata-se de uma data bastante significativa na rica história da Cidade do Ouro, que será comemorada com uma vastíssima programação.

Como diria um pensador popular, “a maior riqueza de uma nação esta na cultura de seu povo e não na popularidade e riqueza de seus governantes”. Em Jacobina, com certeza, temos exemplos de sobra da imensidão de valores culturais de um povo que é rico pela própria natureza.

Nas comemorações do aniversário de 139 anos,  dentre tantos ilustres filhos desta “Terra Payayá”, destacamos o legado da professora, poetisa, pesquisadora e escritora Doracy Araújo Lemos que,  aos 94 anos de vida,  é um patrimônio vivo da historia de Jacobina.

A professora Doray Araújo Lemos é autora do livro “Jacobina Sua História e Sua Gente”, uma enciclopédia que conseguiu materializar, de forma resumida, parte significativa do passado jacobinense, garantindo que as atuais e próximas gerações se mantenham conectadas com a história dos seus antepassados.

É de autoria da poetisa Doracy Araújo Lemos a letra do Hino de Jacobina: “Rodeada de serras majestosas, dos Payayá herdamos Jacobina, a mais linda terra entre as formosas, na encosta da Chapada Diamantina…”.  Esse lindo poema foi musicalizado pelo saudoso maestro Amado Honorato de Oliveira, e se transformou no Hino Oficial do Município, através do projeto de lei 484, de 10 de dezembro de 1999, enviado à Câmara de Vereadores e, posteriormente, sancionado pelo então prefeito Leopoldo Moraes Passos, que durante a sua gestão se preocupou em resgatar e valorizar a história de Jacobina.

Aos 94 anos, com vários livros publicados, com poemas, crônicas e artigos imortalizados em dezenas de jornais e revistas, Doracy Araújo Lemos é, por essência, um patrimônio vivo de Jacobina.

Obrigado, Doracy !

Jacobina, parabéns pelos 139 anos !

João Batista Ferreira – jornalista /radialista

Sobre admin

Veja também.

Projeto de lei proíbe criação de animais de grande porte no perímetro urbano de Jacobina

A lei irá punir proprietários que deixarem animais soltos nas ruas Tramita em fase conclusiva, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: