Home / Artigos / ACIJA ratifica apoio ao projeto que altera data da fundação de Jacobina

ACIJA ratifica apoio ao projeto que altera data da fundação de Jacobina

Médico veterinário Artur Teixeira Pereira, presidente da ACIJA

Em correspondência à redação do Jacobina 24 Horas, o médico veterinário e presidente da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (ACIJA), Artur Teixeira Pereira, informa que a entidade esteve presente na Audiência Pública realizada ontem na Câmara de Vereadores, para debater a revisão na data de fundação da cidade de Jacobina.

“A Diretoria apoia e ratifica sim, o Projeto que foi apresentado pelo Edil Pedro Nascimento e demais Edis Presentes que integram a Comissão, e Professores da UNEB que apresentaram registros de documentos garimpados nos arquivos públicos, que são convincentes para corrigir a idade de Jacobina”, declara Dr. Artur Pereira .

Veja abaixo  a nota na íntegra:

A ACIJA – esteve presente na Audiência Pública do dia 28 de agosto/19 –  A Diretoria apoia e ratifica sim, o Projeto que foi apresentado pelo Edil Pedro Nascimento e demais Edis Presentes que integram a Comissão, e Professores da UNEB que apresentaram registros de documentos garimpados nos arquivos públicos, que são convincentes para corrigir a idade de Jacobina. Ratifica também a fala do Diretor Levi Teixeira que preside uma das 05 (cinco) importantes Comissões da nossa Associação – a Comissão da Industria Comércio e Serviço, juntamente com os(as) Diretores(as) Rosenilda Gualberto (NEM), Maria Neide Vieira e Cleber Pereira da Mota, que também representaram a  ACIJA no evento.  

Jacobina não deve ocultar a sua idade, pelo contrário temos de nos orgulhar, somos tricentenários, os documentos comprovam, o nosso patrimonial imaterial (as nossas igrejas e casarios) os Municípios que se desmembraram são incontestes, vejam as datas que foram construídos e constituídos.

Precisamos nos orgulhar da nossa história, uma história que nunca foi contada e essa história é encantadora e lúdica e deve sim ser escrita e ensinada às nossas crianças, aos nossos jovens e aos adultos (imaginem: Caminho Real; Garimpo; Primeira Fundição de Ouro; Bandeirantes adentrando sertão inóspito, começando lá no Conde,  subindo o Rio Itapicuru, passando por Antônio Gonçalves, Pindobaçu, pousando os enfermos no Arraial de Nossa Senhora da Saúde, pois os ares de Saúde era considerado benéfico para a pronta recuperação; Estrada de Ferro, Usina de Eletricidade, Igreja das Figuras, Escola Paroquial, Convento, Marujada, Caos, Micareta, Fabrico de Jurubeba, Fabrica de colchões de mola, Coronéis, Deputados (um dia lá no passado tivemos 03 (três) num mesmo período legislativo, as enchentes, Ametista, Ouro; sediamos festas e exposições (já fomos o maior produtor de mamona, alho, organizamos exposições agropecuárias) etc; etc. atividades que precisam ser trabalhadas e resgatadas. São muitos Registros históricos que precisam ser escritos, contados, até em versos e prosas, devemos isso ao futuro.

E para os Empresários, imaginem incluir Jacobina no calendários dos festejos juninos, é tudo o que desejamos e merecemos. Jacobina tem sim de ser o Melhor e o mais desejado Município para aqui se viver.

Ora se a data de fundação da Vila data de 24 de junho de 1.722 e há documentos comprobatórios – devemos sim conferir justeza apoiando a aprovação já.

Mas,  seja lá que idade tenha Jacobina, vale também registrar que não basta somente fazer a correção da data que é importante; entretanto muito mais importante é nos unirmos para acelerarmos as mudanças  (Hospital com resolutividade em média e alta complexidade; Rios desassoreados seguros e saneados; estruturar maior oferta para Estacionamentos; Estruturar apoio e Conforto para os Importantes Perueiros, lembrar que são eles que fazem o Comercio de Jacobina Pujante, são eles que trazem os nossos Clientes; Maior Segurança; Corpo de Bombeiros; Monitoramento da Cidade por Câmaras; Viadutos melhorando os acessos aos Bairros (Jacobina II – III e IV) e até pousos seguros. Lembro que A ACIJA ESTÁ PROPONDO ORGANIZARMOS O PRIMEIRO AGRO-ACIJA – desde que façamos juntos  “O  Passaporte para o Futuro”  – objetivando reestruturar e reorganizaras atividades produtivas para um Campo desestruturado pós seca, tornando-o produtivo e desejado.

Essa Sim é a Jacobina que sonhamos e queremos; Portanto:  Sejamos Jacobina, Sejamos ACIJA – Sejamos Fortes.

Artur Teixeira Pereira

Médico Veterinário – Atual Diretor da ACIJA – Associação Comercial e Industrial de Jacobina

Sobre admin

Veja também.

Marcelino Galo consegue eletrificação para loteamento Pedro Henrique Ferreira, em Lages do Batata

O deputado estadual Marcelino Galo (PT) anunciou nesta segunda-feira (16.09) a ampliação da rede elétrica …

One comment

  1. Amauri Santos Teixeira

    Muito bom o texto de Artur , fecha com chave de ouro o assunto.
    A revisão é uma correção histórica necessária

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: