Obras de Ampliação: Calçadão de Jacobina se chamará Centro Comercial Carlito Daltro

Dr. Carlito Daltro, saudoso prefeito de Jacobina (Foto: arquivo de família)

(Por João Batista Ferreira – Editor do Jacobina 24 Horas) – As obras de ampliação do Calçadão de Jacobina, que foram iniciadas nesta segunda-feira (19.08), chegaram acompanhadas de outra grande novidade. O ponto mais visitado da cidade se chamará “Centro Comercial Carlito Daltro” em homenagem ao saudoso ex-prefeito Carlos Alberto Pires Daltro, Dr. Carlito, responsável construção do Calçadão na década de 80.

A homenagem a Dr. Carlito foi confirmada pelo prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro, à reportagem do Jacobina 24 Horas.

“O Calçadão está completando 35 anos, nada mais justo que homenagear o seu idealizador.  Dr. Carlito pensava a frente do seu tempo e com seu ideal fortaleceu a economia local. Em 2011. A prefeita Valdice Castro deu uma nova formatação e modernizou essa área estratégica da cidade. Agora,  vamos ampliar e implantar uma arquitetura moderna. Teremos aqui o maior Centro Comercial do Norte do Estado. Com certeza, Jacobina está vivendo um novo tempo”, comemora o prefeito.

O prefeito Luciano Pinheiro afirma que a obra iniciada hoje compreende a Rua Afonso Costa e o final da Rua Coronel Teixeira, e deverá ser entregue até o final de 2019, juntando-se à estrutura atual que compreende, o início da Coronel Teixeira e o final da Rua Francisco Rocha Pires (atual Calçadão e Calcadinho) formando um grande complexo comercial.

Aqui uma foto histórica do Dr. Carlito e o irmão Fernando junto com a avó Elvira da Costa Pinto Dias, conhecida por D. Iazinha (Foto: arquivo de família)

Sobre Dr. Carlito – Carlito cursou o Primário na Escola Alice Barros Figueiredo, Jacobina, 1938, o Secundário no Colégio Nossa Senhora da Vitória-Marista, Salvador-BA, 1945.

Formou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, 1952.

Especializou-se em Cirurgia Geral no Hospital Santa Isabel, 1950, e Hospital das Clínicas, 1953, Neurologia, no Pronto Socorro Getúlio Vargas, 1951, e em Radiologia, Hospital Santa Isabel, 1956.

Eleito prefeito de Jacobina pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro-PMDB, 1983-1988; deputado estadual pelo Partido da Social Democracia Brasileira-PSDB, 1991-1995; renunciou ao mandato de deputado estadual em dez. 1992. Prefeito de Jacobina pelo PSDB, 1993-1997.

Dr. Carlito também foi Diretor do Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, 1960-1964 e do Hospital Vicente Goulart, Jacobina, 1964-1966. Médico em Jacobina.

Dr. Carlito faleceu aos 82 anos no dia 17 de setembro de 2009.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *