Home / Artigos / Obras de Ampliação: Calçadão de Jacobina se chamará Centro Comercial Carlito Daltro

Obras de Ampliação: Calçadão de Jacobina se chamará Centro Comercial Carlito Daltro

Dr. Carlito Daltro, saudoso prefeito de Jacobina (Foto: arquivo de família)

(Por João Batista Ferreira – Editor do Jacobina 24 Horas) – As obras de ampliação do Calçadão de Jacobina, que foram iniciadas nesta segunda-feira (19.08), chegaram acompanhadas de outra grande novidade. O ponto mais visitado da cidade se chamará “Centro Comercial Carlito Daltro” em homenagem ao saudoso ex-prefeito Carlos Alberto Pires Daltro, Dr. Carlito, responsável construção do Calçadão na década de 80.

A homenagem a Dr. Carlito foi confirmada pelo prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro, à reportagem do Jacobina 24 Horas.

“O Calçadão está completando 35 anos, nada mais justo que homenagear o seu idealizador.  Dr. Carlito pensava a frente do seu tempo e com seu ideal fortaleceu a economia local. Em 2011. A prefeita Valdice Castro deu uma nova formatação e modernizou essa área estratégica da cidade. Agora,  vamos ampliar e implantar uma arquitetura moderna. Teremos aqui o maior Centro Comercial do Norte do Estado. Com certeza, Jacobina está vivendo um novo tempo”, comemora o prefeito.

O prefeito Luciano Pinheiro afirma que a obra iniciada hoje compreende a Rua Afonso Costa e o final da Rua Coronel Teixeira, e deverá ser entregue até o final de 2019, juntando-se à estrutura atual que compreende, o início da Coronel Teixeira e o final da Rua Francisco Rocha Pires (atual Calçadão e Calcadinho) formando um grande complexo comercial.

Aqui uma foto histórica do Dr. Carlito e o irmão Fernando junto com a avó Elvira da Costa Pinto Dias, conhecida por D. Iazinha  (Foto: arquivo de família)

Sobre Dr. Carlito – Carlito cursou o Primário na Escola Alice Barros Figueiredo, Jacobina, 1938, o Secundário no Colégio Nossa Senhora da Vitória-Marista, Salvador-BA, 1945.

Formou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, 1952.

Especializou-se em Cirurgia Geral no Hospital Santa Isabel, 1950, e Hospital das Clínicas, 1953, Neurologia, no Pronto Socorro Getúlio Vargas, 1951, e em Radiologia, Hospital Santa Isabel, 1956.

Eleito prefeito de Jacobina pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro-PMDB, 1983-1988; deputado estadual pelo Partido da Social Democracia Brasileira-PSDB, 1991-1995; renunciou ao mandato de deputado estadual em dez. 1992. Prefeito de Jacobina pelo PSDB, 1993-1997.

Dr. Carlito também foi Diretor do Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, 1960-1964 e do Hospital Vicente Goulart, Jacobina, 1964-1966. Médico em Jacobina.

Dr. Carlito faleceu aos 82 anos no dia 17 de setembro de 2009.

Sobre admin

Veja também.

Marcelino Galo consegue eletrificação para loteamento Pedro Henrique Ferreira, em Lages do Batata

O deputado estadual Marcelino Galo (PT) anunciou nesta segunda-feira (16.09) a ampliação da rede elétrica …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: