Home / jacobina / destaque / Projeto de Luzinete e Martins humaniza parto em Jacobina

Projeto de Luzinete e Martins humaniza parto em Jacobina

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Jacobina  o Projeto de Lei  que permite a gestante o parto humanizado e o Plano de Parto Individual (PPI) nas unidades básicas de saúde e maternidades do município. O PL, que é de autoria dos vereadores Luzinete Lucena (PSC) e Martins dos Santos (PT), quer garantir que as mulheres tenham a decisão respeitada na hora do parto e o combate a violência obstétrica.

De acordo com uma pesquisa inédita coordenada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), uma a cada quatro mulheres sofre de violência obstétrica no Brasil. A agressão pode ser física ou verbal do  pré- natal até pós- parto. Alguns exemplos são recusa de atendimento, procedimentos desnecessários, exame de toque a todo instante. Outros mais graves como episiotomias (área muscular entre a vagina e o ânus) e cesáreas desnecessárias. O Brasil por exemplo, está em segundo lugar no ranking dos países que mais realizam cesarianas no mundo. Um total de 56% de acordo com  Organização Mundial de Saúde (OMS).

Vereadora Luzinete Lucena (PSC)

Segundo a vereadora Luzinete Lucena, com a lei aprovada pela Câmara de Jacobina, as gestantes terão o direito a receber assistência humanizada durante o pré- natal, trabalho de parto e pós-parto.

Vereador Martins dos Santos (PT)

O    vereador Martins dos Santos, outro autor do projeto, destacou que a aprovação da matéria vai garantir que as recomendações já feitas pelo Ministério da Saúde saiam do papel e virem uma prática. Segundo o parlamentar, o projeto estabelece a garantia da privacidade e autonomia da paciente que participará de qualquer decisão médica.

Sobre admin

Veja também.

Projeto de lei proíbe criação de animais de grande porte no perímetro urbano de Jacobina

A lei irá punir proprietários que deixarem animais soltos nas ruas Tramita em fase conclusiva, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: