Quinta-feira , Novembro 14 2019
Página Inicial / Artigos / Projeto da vereadora Luzinete propõe a criação do “Programa Saúde na Escola” em todas as unidades da rede municipal

Projeto da vereadora Luzinete propõe a criação do “Programa Saúde na Escola” em todas as unidades da rede municipal

Luzinete Lucena é autora do projeto “Saúde na Escola”

Está em tramitação na Câmara dos Vereadores de Jacobina, o Projeto de Lei Nº 1981/19, que cria o “Programa Saúde na Escola” em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino. O projeto é de autoria do Vereadora Luzinete Lucena (PSC)

Segundo a parlamentar, o  “Programa Saúde na Escola” visa à promoção da saúde através de ações de prevenção, formação e atenção, desenvolvendo estilos de vida saudáveis e orientando alunos, pais, professores e outros membros da comunidade sobre condutas e riscos para a saúde.

De acordo com Luzinete Lucena, a temática da saúde deve fazer parte da vida da escola, por isso, ele acredita que é importante este programa ter um espaço institucionalizado. “Muitos alunos vivem em ambientes nocivos para a saúde, tais como situação precária de saneamento, de moradia, situações de maus tratos, violência doméstica e social, abuso sexual etc. A escola é, assim, um local importante para levar o Programa de Saúde para os alunos”, destaca a vereadora.

A vereadora explica que a integração entre a saúde e educação é importante para a melhoria da qualidade de vida e para a construção do capital humano e social. A escola deve priorizar a inserção no planejamento pedagógico dos temas de saúde que estejam na ordem do dia. Uma escola que se proponha promover a saúde deve mobilizar a participação direta da comunidade.

 “Muitos problemas de saúde de visão, audição ou mentais demoram para ser detectados, prejudicando o aprendizado dos alunos. Se descobertos a tempo corrigem a defasagem do aprendizado. As ações preventivas são uma garantia de vida mais saudável no amanhã. Estima-se que um real investido em saúde na fase escolar representa uma economia de 14 reais em serviços de saúde. O objetivo desse programa é melhorar a qualidade de vida da comunidade educativa, melhorando a saúde e a educação”, conclui a vereadora Luzinete Lucena.

Veja também.

Exclusivo: Milena Borja é a nova secretária de Ação Social de Jacobina

A administradora de empresas Milena Borja Castillo será a nova secretária de Ação Social de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: