Quinta-feira , Novembro 14 2019
Página Inicial / Artigos / Um jacobinense ilustre que chegou ao Bispado em Portugal

Um jacobinense ilustre que chegou ao Bispado em Portugal

Dom Frei José do Menino Jesus, nascido em Jacobina

(Por João Batista Ferreira – editor do Jacobina 24 Horas) – O Almanak do Estado da Bahia (administrativo, indicador, noticioso, comercial e literário) publicou, na sua edição do ano de 1899, uma matéria com o título “Homens notáveis filhos deste município”, onde relacione 27 jacobinenses ilustres.

O nome que encabeça a lista é o do Frei José do Menino Jesus, carmelita descaço, que nasceu em solo jacobinense no ano de 1736.

Depois de servir durante anos na Paróquia de Jacobina,  Frei José do Menino Jesus foi nomeado pelo Papa Pio VI para comandar a Arquidiocese de São Luís, no estado do Maranhão, onde permaneceu entre 1780 e 1783.

Em 1783, já com título de Dom José do Menino Jesus, o nosso jacobinense ilustre foi promovido ao Bispado de Vizeu, em Portugal, onde passou a exercer o cargo de “Pregador de ElRey”.

À época,  Pedro III, casado com a rainha Maria I, era o Rei Consorte de Portugal e Algarves, um homem extremamente religioso,  tendo recebido o apelido de Sacristão.

O jacobinense Dom José do Menino Jesus faleceu em 1786, aos 50 anos, coincidentemente, o mesmo ano em que morreu o Rei Pedro III.

Veja abaixo a relação dos 27 jacobinenses ilustres publicada em 1899 pelo Almanak da Bahia:

:

Veja também.

Exclusivo: Milena Borja é a nova secretária de Ação Social de Jacobina

A administradora de empresas Milena Borja Castillo será a nova secretária de Ação Social de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: