Sexta-feira , Novembro 15 2019
Página Inicial / jacobina / destaque / Comando da 24ª CIPM e equipe da Ação Social de Jacobina participam de seminário sobre equoterapia em Juazeiro

Comando da 24ª CIPM e equipe da Ação Social de Jacobina participam de seminário sobre equoterapia em Juazeiro

Na manhã desta terça-feira, 22 de outubro, o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM, acompanhado da Tenente PM Ana Rios e de Vanessa Almeida Reis e Marizete Teófilo, Assistentes Sociais do Município de Jacobina, participaram do 1º Seminário de Equoterapia na cidade de Juazeiro-Ba.

O evento foi presidido pelo Tenente Coronel PM José Carlos Soares Mariano, Comandante e Diretor Ensino do 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação da PMBA, e ocorreu no Auditório do Campus III da UNEB. O evento teve como palestrantes a Sra. Regina Lúcia Neves de Freitas Aranha, Fundadora/Presidente do CEVASF (Centro de Equoterapia do Vale do São Francisco), a Profª. Maria Cristina Guimarães Brito, Fundadora/Presidente da ABAE (Associação Baiana de Equoterapia), a DRª. Maria Aparecida Caldas de Oliveira, Fisioterapeuta, e Yuri Guimarães Brito, filho da fundadora da ABAE e o primeiro praticante de Equoterapia da Bahia.

A equoterapia, também chamada de equiterapia ou hipoterapia, é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela serve para complementar o tratamento de indivíduos com necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo.

O Comando da 24ª CIPM, em parceria com o Município, através da Secretaria de Assistência Social, planeja dentro de um calendário estratégico, a implantação do Centro de Equoterapia de Jacobina, na sede da Unidade PM, onde serão construídas as edificações e ambientes adequados para as atividades. O Núcleo contará com equipe multidisciplinar e profissionais como: Fisioterapeuta, Médico, Fonoaudiólogo, Policiais Militares Equitadores, dentre outros. A estrutura contará com cavalos dóceis e bem treinados para que o desenvolvimento da pessoa seja estimulado e o tratamento não seja comprometido.

“Fiquei extremamente feliz em participar deste Seminário. O conteúdo tratado foi de grande valia e vai servir de bússola para a implantação do Núcleo da 24ª CIPM. Estou certo que após implantado, o Centro de Equoterapia de Jacobina trará excelentes resultados no atendimento equoterápico a pessoas que tenham indicação deste método de tratamento”, afirmou o Major PM Flailton Oliveira.

Veja também.

Yamana Gold traz a Jacobina Projeto de Formação Continuada de Professores da Rede Pública

Com patrocínio da Yamana Gold, IEE iniciativa capacitação de cerca de 60 profissionais da educação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: