Criadora da Ronda Maria da Penha recebe título de Cidadã Jacobinense

Powered by Rock Convert
A Major Denice Santiago recebeu das mãos do Major Flailton Oliveira o título de Cidadã Jacobinense (Fotos: Paulo Facinius/PMJ)

A psicóloga Denice Santiago Santos do Rosário, Major da Polícia Militar da Bahia, foi condecorada na noite desta quinta-feira (31.10) com o título de Cidadã Jacobinense, outorgado pela Câmara Municipal de Vereadores, através de projeto de resolução apresentado pelo vereador Juliano Cruz e aprovado por unanimidade dos parlamentares.

A solenidade onde Major Denice Santiago recebeu a cidadania jacobinense contou com a presença do prefeito Luciano Pinheiro, da Secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, Major Flaiton Oliveira, comandante da Polícia Militar em Jacobina, além de várias outras autoridades.

Criadora da Ronda Maria da Penha, um programa da Polícia Militar da Bahia, a Major Denice é reconhecida por suas ações pioneiras de combate à violência doméstica e ao racismo e pela promoção do feminismo.

De origem humilde, Denice Santiago foi estimulada por seu pai a ingressar na carreira militar depois de concluir o ensino médio em 1990. Ela iniciou a carreira como sargento na primeira turma de praças femininas da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e depois de dois anos participou da primeira turma aberta para oficiais mulheres.

Graduou-se em psicologia na Universidade Federal da Bahia, onde também cursou mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social. Ela foi promovida a major da PMBA em 2016.

Em Jacobina, ela teve papel decisivo do programa Ronda Maria da Penha, atendendo a solicitação do Major Flailton Oliveira e da primeira-dama Aline Pinheiro, que são grandes apoiadores do projeto no município.

“A todos e a todas da minha Rainha do Sertão, agora, meus irmãos e irmãs, saibam que onde eu for, tudo que eu fiz, eu levarei comigo a honra e o orgulho de ser uma menina de Jacobina”, declarou a Major Denice Santiago, sendo aplaudida de pé pelo público presente nas galerias da Câmara de Vereadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *