Diretório de Jacobina comemora os 40 anos do PT, aponta conquistas e pede reflexões visando o futuro

Um encontro no próximo sábado (15.02), organizado pelo Diretório Municipal, vai comemorar os 40 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), em Jacobina.

Nesta segunda-feira (10.02), durante entrevista à Rádio Jaraguar FM,  a presidente do partido em Jacobina, Mariana Matos de Oliveira, falou sobre a trajetória da legenda nacionalmente, no estado e no município.

Na opinião de Mariana Matos, a fundação do PT,  no início da década de 1980, ainda é o projeto partidário mais exitoso na história do País,  sendo a primeira experiência partidária construída de baixo para cima.

“O PT é um  partido político que nasceu lutando pela redemocratização do país, pela organização e fortalecimento da classe trabalhadora e por justiça social , amparado pelos setores populares da igreja católica, por artistas , professoras, jornalistas , e intelectuais esquerdistas oprimidos pela ditadura”, destacou.

“Gradualmente foi se consolidando nas disputas eleitorais com representantes nas câmaras de vereadores, assembleias legislativas, congresso nacional, chegando à presidência da república com o primeiro líder vindo das bases populares, um metalúrgico, famoso pelas greves que comandava, rompendo bloqueios das oligarquias políticas brasileiras, eleito presidente. Depois, elegeu a primeira mulher para ocupar o mais alto cargo da república, por duas gestões consecutivas”, lembrou a presidente.

Para Mariana Matos, o momento pede renovação, principalmente, nas eleições municipais deste ano, quando partido vem ampliando o debate interno, buscando se reinventar para poder prosseguir a caminhada.

Em relação à sucessão municipal, a presidente confirmou o nome do ex-deputado federal Amauri Teixeira como o pré-candidato da legenda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *