Câmara de Vereadores vota contas de Dirceu Ribeiro e Adilson Nascimento

Nesta terça-feira (22), a Câmara de Vereadores de Mirangaba votou e aprovou as contas da Prefeitura Municipal relativas aos exercícios financeiros de 2015 e 2017, de responsabilidade dos gestores Dirceu Mendes Ribeiro e Adilson Almeida do Nascimento, respectivamente.

No encerramento do ano legislativo, foram realizadas duas sessões ordinárias sob a presidência do vereador Hidam Moura, e contou com a presença de oito vereadores em plenário.

Além do presidente Hidam Moura, participaram da sessão os vereadores Dirceu de Aziz, Elezenildo Mendes,  Luzia Vidal,  Jairo Filho, Maria do Socorro, Vivaldino Ferreira de Amorim e Vivaldino João de Deus. 

Na primeira sessão, os vereadores votaram o parecer apresentado pela Comissão de Finanças, Orçamento e Contas contrário a decisão do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), que havia opinado pela rejeição das contas do ex-prefeito Dirceu Mendes Ribeiro, relativas ao exercício financeiro 2015.

Após aprovado o parecer da Comissão de Finanças, Orçamento e Contas, que revisava a decisão do TCM-BA, o presidente Hidam Moura colocou em votação, através de voto secreto,  por meio de cédulas impressas e assinadas pela Mesa Diretora.

Por 8×0, os vereadores reprovaram o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios,  refazendo a decisão anterior e aprovado as contas do ex-prefeito Dirceu Mendes Ribeiro referentes ao exercício financeiro de 2015.   

Encerrada a primeira sessão, o presidente Hidam Moura reabriu os trabalhos para o cumprimento do segundo expediente do dia, estando na pauta a votação das contas do prefeito Adilson Almeida do Nascimento, concernentes ao exercício financeiro 2017.

O Tribunal do Contas dos Municípios havia opinado pela aprovação com ressalvas, porém, o parecer confeccionado pela Comissão de Finanças, Orçamento e Contas, pelo placar 2×1, havia indicado pela rejeição. Mas, por unanimidade, os vereadores decidiram seguir o parecer do TCM-BA. 

Logo em seguida, no escrutínio realizado com voto secreto, através de cédulas impressas e assinadas pela Mesa Diretora, pelo placar de 8×0, confirmou-se o parecer opinativo do TCM, aprovando as contas do prefeito Adilson Nascimento alusivas ao exercício financeiro 2017.

Vale ressaltar  que,  durante as votações das contas, os gestores  Dirceu Ribeiro e Adilson Nascimento tiveram a oportunidade de apresentar as suas defesas, cabendo a plenário julgar e apresentar a decisão final. 

Com esse trabalho, a Mesa Diretora conseguiu zerar toda a pauta legislativa que havia pendente na Casa, inclusive em relação às contas do ano 2015, que teve votação anulada por decisão judicial. 

O prefeito eleito Dirceu Ribeiro esteve presente na sessão da Câmara de Vereadores

Logo após as votações, os vereadores utilizaram a Tribuna da Casa, no encerramento dos trabalhos legislativos, para fazer um balanço dos seus mandatos durante essa legislatura que se finda, desejando sucesso aos vencedores reeleitos e aos novos parlamentares que assumirão a partir de janeiro de 2021. Eles também felicitaram o prefeito eleito Dirceu Mendes Ribeiro, que esteve presente na sessão,  torcendo para que o futuro chefe do Executivo Municipal, faça uma gestão exitosa à frente da prefeitura de Mirangaba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *