JACOBINA MUDARÁ SEU NOME PARA COLATINA? O PERIGOSO MARKETING POLITICO DO NOVO PREFEITO

Por Ricardo Sampaio 

Ao que tudo indica, o prefeito Tiago Dias, durante a vereança, em vez de ficar realmente fiscalizando a gestão municipal, perdia seu tempo assistindo os vídeos do ex prefeito de Colatina-ES, Sergio Meneguelli, que em vez de administrar a cidade, onde vive, usava a visibilidade do cargo de prefeito como AUTOPROMOÇÃO, de tal forma, que já há grupos no facebook com o título SERGIO MENEGUELLI PRESIDENTE. Mais um encantador de serpentes!

O novo prefeito de Jacobina, desde que ganhou a eleição municipal, não faz outra coisa além de tentar aparecer PARA TODA A BAHIA e se autopromover.

Acompanho o dia a dia de minha estimada Jacobina. Na minha última visita a Cidade do Ouro, nos meses de agosto e setembro de 2020, achei a cidade muito mal tratada. Aqueles buracos na entrada da cidade me causaram repugnância a gestão de Luciano. Confesso que fiquei na torcida pela vitória de Tiago. Não me manifestei, publicamente, porque tenho um carinho enorme pelo vereador Noelson Oliveira e sua esposa foi a indicada para ser vice na chapa de Luciano. Se não fosse este fato, teria me juntado a campanha de Tiago.

Vencida a eleição, o comportamento do vencedor foi continuar em campanha – SEM NECESSIDADE. Em vez de sentar a bunda na cadeira e trabalhar ardentemente na TRANSIÇÃO, deixou a deriva. Em certo pronunciamento, que acompanhei por suas redes sociais, ele transpareceu entender que a transição é apenas algo formal, ou seja, ter acesso a alguns documentos. Deixou evidente sua total falta de conhecimento sobre GESTÃO PÚBLICA.

Assim, ocupou seu tempo e as redes sociais realizando constantes projeções de suas origens humildes, do quanto é simples e que finalmente o povo teria chegado ao poder. Alguém precisa avisar ao prefeito que não ter condições sociais é a realidade do Brasil e de Jacobina, nosso povo é pobre e precisa ser governado por quem os priorize de verdade e empenhe esforços para   tira-los da pobreza. Não precisamos de EXALTADORES DA POBREZA, a pobreza não traz DIGINIDADE. Exaltemos a dignidade!

Quando finalmente ocorreria a posse, mais um espetáculo grotesco. Surge um prefeito indo a sua posse montado num boi e vestido com roupa de couro. O protótipo do vaqueiro! O vaqueiro chegou no poder! Se para os ingênuos isso remete a uma exaltação da origem rural do prefeito, me pareceu um espetáculo ARTÍSTICO E POPULISTA, mas acima de tudo, muito PERIGOSO.

Vaqueiro cuida de gado! Profissão das mais dignas, mas a realidade é esta. O senhor tem a HONRA de cuidar do bom povo de Jacobina, das pessoas que são o maior encanto desta terra do Piemonte da Chapada. O senhor foi vaqueiro? Se foi, não permaneceu na profissão e nunca vi a mesma como uma das plataformas dos seus mandatos como vereador.

Artístico porque durante os três incríveis anos que morei em Jacobina e estive várias vezes com o então vereador Tiago Dias, nunca o vi montado num boi, vestindo roupa de couro. Nem sequer nas gratificantes visitas ao Povoado Cafelândia, o vi com estas indumentárias. Deste modo, a vestimenta se torna uma alegoria e não uma expressão de sua personalidade.

Populista e não popular, porque nem na zona rural estas vestes são mais usadas, até os cavalos foram substituídos pelas motos. Sua remessa ao passado contradiz uma Jacobina que almeja o futuro. Se seu desejo é ressaltar a simbologia de sua origem campestre, melhor seria regressar ao tempo dos bancos escolares e rememorar as lições das aulas de História do Brasil, principalmente de 1930 a 1964, quando os governos corruptos da época, manobravam o povo em suas práticas políticas.

Perigoso porque caso sua gestão seja um fracasso, outros líderes de origem popular demorarão muito para terem também uma chance; ficarão comprometidos pelo estigma de que “JÁ VIMOS ESTA HISTÓRIA ANTES”… Que é o que sinto ao ver sua atuação.

Um Decreto com uma redução drástica de salário. Embora a maioria da população viva com poucos recursos financeiros, geralmente um salário mínimo, com uma ajuda extra do bolsa família, um prefeito NÃO É a maioria da população. Ele é um representante do Município!

Como se vestirá? Almoçará durante um ano inteiro com “quentinhas” trazidas de casa? Porque um almoço digno, nestes restaurantes ao redor da prefeitura, não sai por menos de 30 reais. Ora, Tiago! Você está subestimando a inteligência crítica dos Jacobinenses. Renuncia o salário e quem pagará as suas contas? O salário do prefeito reflete a dignidade do cargo. Não é o prefeito que ganha muito, é a vida financeira da sociedade que precisa ser melhorada, até que chegue o dia que todos nós tenhamos salários equivalentes.

Veja a situação caótica da população e melhore, pelo menos, a qualidade dos serviços públicos. Comece observando a situação precária dos servidores públicos efetivos do município. Um Assistente Social efetivo em Jacobina recebe como salário MIL E DUZENTOS REAIS, praticamente um salário mínimo. Talvez quem trabalhe no comércio de Jacobina, receba muito mais. Comece mudando a vida dos mais próximos, dos que estarão ao seu lado, cuidando da cidade!

Para terminar o dia, o prefeito posta um vídeo andando de bicicleta, em vez do carro oficial. Mais uma cópia barata dos vídeos do Sergio Meneguelli. Breve veremos Tiago fazendo massa de cimento e areia na Missão, na fila de marcação de exames do SUS, etc etc. JACOBINA MUDARÁ SEU NOME PARA COLATINA?

O prefeito TIAGO SERGIO MENEGUELLI já está convertendo a população em GADO e com seu POPULISMO manobrará a cidade, causando uma ruptura entre povo e a “elite”?

Prefeito! Os governos realmente populares pregam a UNIÃO de todos, no esforço de construir uma sociedade mais justa, coletivamente.

O que o senhor deseja realmente? Chamar a atenção da Bahia para, no futuro, ser eleito deputado, senador, governador ou seus sonhos são tão megalomaníacos como foram os de BOLSONARO e são os de SERGIO MENEGUELLI?

Não há mal nenhum de depois de passar pela prefeitura o senhor continuar sua trajetória política em outros cargos, ainda maiores. Entretanto, primeiro faça a lição de casa: CUIDE BEM DO MEU POVO DE JACOBINA!

Trate de conceder IMEDIATAMENTE um cartão vermelho ao seu marqueteiro e demais conselheiros que estão incentivando seu DESLUMBRAMENTO. O tiro saiu pela culatra! Em vez de querer aparecer o tempo todo, sem ter apresentado nada de concreto ainda em sua gestão, permita que o espetáculo seja do ARTE DE TOCAR, DA MARUJADA E ATÉ DOS CÃO.

Tire o sapatinho DESVAIRADO e ponha o PÉ NO CHÃO DA REALIDADE! A campanha política acabou! Vá correndo nos hospitais, na UPA, no “projeto de UTI” verificar como andam os estoques de medicamentos. Fui informado que só duraria até esta quarta-feira dia 06/01/21. O que o senhor e a sua vice-prefeita secretária pretendem fazer?

Ah Doutor Ricardo, o senhor é um sujeito preconceituoso e como veio de “berço de ouro” está tendo uma postura elitista, DIRÃO OS PUXA SACOS. Não nasci em berço de ouro, pai ganhava salário mínimo e mãe da mesma forma. Se fosse hoje R$1.045,00 e nenhum centavo a mais. Para sair de minha cidade natal, fui morar em Salvador em um quarto de empregada doméstica, com colchão no chão, porque não tinha cama e as minhas roupas eram guardadas em caixas de papelão conseguidas no mercadinho. Tudo isso serviu para ter forças e mudar meu destino.

Alguém viu na mídia ou em alguma rede social os moradores de COLATINA inconformados porque o Tiago Sergio Meneguelli de lá não quis se candidatar à reeleição? Houve alguma comoção pública por ele ter deixado de ser prefeito? Alguma saudade?

Pare de querer ser o centro das atenções! Que Jacobina seja o CENTRO do seu governo!

Ricardo Sampaio é Advogado e Professor de Direito 

3 thoughts on “JACOBINA MUDARÁ SEU NOME PARA COLATINA? O PERIGOSO MARKETING POLITICO DO NOVO PREFEITO

  • 5 de Janeiro, 2021 at 11:30 am
    Permalink

    gosta tanto do povo de Jacobina ,por que não fez uma carta dessa para os gestores anteriores a Tiago Dias?

    Reply
  • 5 de Janeiro, 2021 at 11:33 pm
    Permalink

    Acredito que não lhe conheço Dr., Mas, já admiro muito você. Excelente texto!!! Tudo que a população de Jacobina precisava ouvir, principalmente nosso prefeito desenformado. Precisamos de um administrador que mostre realmente porque foi merecedor de quase 19.000,00 votos!! A campanha já acabou!!!

    Reply
  • 6 de Janeiro, 2021 at 10:06 am
    Permalink

    Que LAMENTÁVEL!
    Esse doutor deveria ter sido crítico com as mazelas dos governos anteriores. Será que foi?
    Os governantes devem ser o exemplo!
    Qto às críticas ao Sérgio e à Bolsonaro deixe que a maioria da população que não é ideológicamente alienada, doutrinada, manipulada ou financeiramente interessada, já está julgando e não será o sr que irá manipular nossa opinião.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *