ColunistasJacobina

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM UMA ADMINISTRACÃO PÚBLICA

Por João Jaques

Em tempos de informações instantâneas e conectividade global, a comunicação se tornou um dos suportes fundamentais de qualquer administração pública. É inegável que a forma como um gestor se comunica com sua população pode ser a diferença entre um governo bem-sucedido e um repleto de descontentamentos.
Na gestão pública nada pode ser ocultado ou obscurecido! É hora de reconhecer que a comunicação não deve ser vista mais como um gasto, mas, sim, como um investimento estratégico.
A boa comunicação é a ponte que liga o governo à comunidade. Um gestor que se comunica eficazmente é capaz de envolver seus cidadãos em decisões, projetos e iniciativas, criando um senso de pertencimento e colaboração. Quando os gestores escolhem abrir os canais de diálogo, eles não apenas informam, mas também escutam. Essa interação cria um ambiente propício para a participação ativa da população, essencial ao fortalecimento da democracia.
No entanto, é preciso ter cuidado com as intenções que permeiam essa comunicação. Aquele gestor que se elege e põe “a faca nos dentes”, raivoso e com o espírito voltado para perseguir seus adversários e provocar retaliações, está fadado à absoluta derrocada. A falta de diálogo construtivo não apenas afasta os cidadãos, mas também enfraquece o próprio governo.
O silêncio governamental pode gerar desconfiança, insegurança e até mesmo revoltas. A falta de transparência nas ações administrativas alimenta boatos e desinformação, prejudicando a imagem do gestor e seu trabalho.
Ao contrário disso, uma comunicação clara e honesta valoriza as conquistas do município e permite que os cidadãos compreendam as dificuldades enfrentadas, criando empatia e apoio. O gestor precisa entender que a boa comunicação é tão vital quanto a escolha dos membros que irão compor a sua equipe de governo. Não se trata apenas de divulgar ações; trata-se de alinhar discurso e linguagem em uma administração coerente e eficaz. Um bom gestor deve ser capaz de traduzir informações complexas em mensagens claras e acessíveis, utilizando diferentes plataformas para alcançar o máximo de pessoas possível.
Além disso, uma boa comunicação pode ser um diferencial nas eleições. Gestores que cultivam uma boa e sólida relação com sua população têm mais chances de garantir uma reeleição. Quando os cidadãos sentem que suas vozes são ouvidas e suas necessidades atendidas, a confiança no governo aumenta, significativamente.
Portanto, é hora de mudar a perspectiva sobre a comunicação na administração pública. Encarar essa prática como um investimento é fundamental para o desenvolvimento das cidades e para o fortalecimento das relações entre gestores e cidadãos. Que os gestores, a começar dos prefeitos, compreendam que comunicar-se bem é uma habilidade indispensável no exercício do poder.
A comunicação é o eixo central e o coração pulsante da administração pública moderna. Que ela seja sempre valorizada e utilizada como ferramenta para unir forças em prol do bem comum!

2 comentários sobre “A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM UMA ADMINISTRACÃO PÚBLICA

  • Bom dia, Dr JJ parabéns pela clareza nessas suas palavras que precisam ser ouvidas e postas em prática por quem quer, ao liderar uma comunidade, deixar um legado de boas ações, mesmo que, por vezes, não consiga atender plenamente os desejos da sua gente, mas se o melhor possível foi feito, a boa comunicação, com o tempo, esclarecerá tudo!

  • Na mosca
    A comunicação, quando honesta , é fundamental numa boa administração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *