JacobinaNotícias

“A secretária estadual de Saúde deve uma explicação ao povo de Jacobina”, afirma vereador

Na sessão desta quinta-feira (16/03),  o vereador Juliano Cruz (Solidariedade), líder da Bancada de Oposição, cobrou explicações da secretária estadual de Saúda Bahia, Roberta Santana, sobre investimentos do Governo do Estado nos hospitais de Jacobina.

Antes da vinda da secretária, a expectativa da população, especialmente, dos prefeitos dos municípios circunvizinhos, seria o anúncio da estadualização do Hospital Regional Vicentina Goulart, que atualmente é gerido precariamente pela Prefeitura de Jacobina.

No entanto, para frustração de todos,  a secretária Roberta Santana sinalizou apenas ajudas pontuais, como na reforma da maternidade do Hospital Antonio Teixeira Sobrinho, que ainda está dependendo da aprovação do projeto junto à Vigilância Sanitária do Estado.

Sobre o Hospital Regional, Roberta Santana restringiu-se a dizer apenas que, quando a maternidade do Teixeira Sobrinho estiver funcionando, sob a gestão do Município, o Governo do Estado poderá voltar os olhos para o Vicentina Goulart.

“Jacobina é um polo central da regional de saúde. Então, a perspectiva é que se confirme, efetivamente, que o Hospital Regional seja aqui (no Vicentina Goulart), e que a gente possa, com o estado, sentando na mesa, pactuar a gestão. Então esse é o planejamento que a gente está fazendo; claro que isso requer um estudo da macrorregião; a gente não está aqui falando de ação pontual. Quando falo atendimento regional, envolvo outras unidades de saúde. Então, seria precipitado dizer que a gente vai fazer dessa forma ou daquela”, afirmou a secretária estadual durante coletiva à imprensa local.

Para o vereador Juliano Cruz, as declarações de secretária Roberta Santana caiu como um  “balde de água fria” na esperança da população jacobinense, que defende que o Estado assuma a gestão do Hospital Regional, que nos últimos meses acabou se transformando num verdadeiro  “elefante branco”,  após a desativação  da Unidade de Retaguarda para Covid.

“A secretária estadual deve uma explicação ao povo de Jacobina, onde ela precisa explicar se veio participar de um evento de cunho político administrativo, ou se veio participar de um teatro”, declarou o parlamentar.

Confira abaixo a fala de Juliano Cruz:

 

Prefeito decide privatizar o Hospital Regional; projeto para contrato de concessão já chegou à Câmara de Jacobina

 

Barrados II: Secretária não tinha conhecimento da presença dos médico na portaria do Hospital Regional

Barrados: Médicos são proibidos de entrar no Hospital Regional em Jacobina  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *