Municípios

APAQPD e lideranças do Piemonte da Diamantina estão participando da COP 30 em Belém do Pará

A Associação dos Produtores Agroecológicos Assentados e Quilombolas do Piemonte da Diamantina (APAQPD), em parceria com o Fundo Brasil e a Labora, está participando da COP 30, em Belém do Pará, o maior evento global dedicado às discussões sobre crise climática, sustentabilidade e justiça socioambiental. A presença da entidade reforça o compromisso do território com o debate climático e com a defesa dos direitos das comunidades tradicionais.

Representando o Território de Identidade Piemonte da Diamantina, integram a comitiva importantes lideranças regionais. Entre elas, a coordenadora do CODETER e representante das Centrais de Associações – Central das Águas na Bahia, Jaditania Vieira; a presidente do Sindicato das/os Trabalhadores Rurais de Ourolândia, Audinea Teles; e Daiana Rodrigues, representando a Associação de Mulheres do Sertão (AMS).

Também participam do evento Adilton Silva, do Movimento CETA; o professor Marcos Novais, da UNEB – Campus IV; e Aidraiane Ferreira, representante da APAQPD.

Durante a COP 30, a delegação está envolvida em agendas estratégicas que incluem debates, encontros e rodas de diálogo sobre temas como agroecologia, defesa dos territórios tradicionais, políticas públicas ambientais e justiça climática.

A participação da região na conferência internacional destaca o protagonismo das comunidades rurais, assentadas e quilombolas na construção de soluções para os desafios ambientais contemporâneos, fortalecendo sua voz nos espaços de decisão nacional e global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *