Jacobina

Criada cooperativa para extração de pedras no Tombador

 

Com cerca de 150 cooperados,  surge na Serra do Tombador a COOPEDRAS, cooperativa de trabalhadores com o intuito de regularizar e formalizar a exploração da pedra de arenito no distrito de Lages do Batata.

Após ações de fiscalização do MP-BA e a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), um grupo de trabalhadores decidiu formar COOPEDRAS – Cooperativa de Pedras – com objetivo de garantir o sustento de mais de três dezenas de pais de família, que sobrevivem da exploração e comercialização da pedra de arenito no Tombador.

Segundo e Amilton Silva, presidente da Coopedras, a entidade irá trabalhar em parceria  com as empresas especializadas na venda destes produtos, grade parte sediada no distrito de Lages do Batata.

Para o líder comunitário Martins Santos,  é preciso desenvolver a cultura do cooperativismo junto a esses trabalhadores,  garantindo a organização da cadeia produtiva,  regularizando a exploração e a comercialização, e assegurando a geração de centenas de empregos.

A criação da Coopedras conta com o apoio do Vereador Pedro Nascimento,  Prefeitura Municipal de Jacobina, através da Secretaria de Meio Ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *