JacobinaNotícias

Dia do Meio Ambiente é celebrado com plantio de árvores em Jacobina

Nesta quarta-feira (5), a cidade de Jacobina celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente com uma ação promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente. A iniciativa, liderada pelo secretário Danilo Caló de Figueiredo, envolveu o plantio de dezenas de ipês na Avenida João Fraga Brandão, uma das vias mais movimentadas da cidade.

Mobilização Comunitária

Além dos servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a ação contou com a participação ativa de membros da comunidade. Entre os voluntários estava o jornalista João Batista Ferreira, que plantou um ipê nas proximidades de seu local de trabalho, na Rádio Jaraugar FM. O comunicador elogiou a iniciativa, destacando a importância da arborização adequada das áreas urbanas, como a Avenida João Fraga Brandão.

Readequação da Arborização Urbana

O secretário Danilo Caló enfatizou as ações da gestão do prefeito Tiago Dias voltadas para a readequação da arborização da cidade. Segundo ele, a substituição de árvores inadequadas para áreas urbanas por espécies mais apropriadas é essencial para evitar problemas como rachaduras na pavimentação pública e transtornos em residências causados por raízes inadequadas.

“A questão ambiental é uma pauta urgente que precisa ser debatida entre os poderes públicos, iniciativa privada e sociedade civil. Temos que executar projetos e ações que promovam a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente”, destacou o secretário Danilo Caló.

Importância do Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972, durante a Conferência de Estocolmo organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Este evento histórico reuniu representantes de governos e instituições não-governamentais de mais de 100 países para discutir questões ambientais pela primeira vez.

Ações Individuais e Coletivas

Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve ocorrer em escala global e que ações individuais são insuficientes, é fundamental que cada pessoa faça a sua parte. O secretário Danilo Caló concluiu ressaltando a importância de pequenas ações cotidianas:

“Ações individuais e pequenas como separar e descartar corretamente o lixo, plantar e cuidar das árvores, evitar o desperdício de água, diminuir o consumo são essenciais para garantir um planeta melhor para as futuras gerações.”

A celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente em Jacobina demonstra como iniciativas locais podem contribuir significativamente para a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, inspirando outras comunidades a seguir o exemplo.

Fotos: Jéfter William Ribeiro/ Rádio Jaraguar FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *