Municípios

Equipe do campus representa a Bahia na Mostra Brasileira de Foguetes e conquista medalha de ouro

Verusa Pinho 

“Esta conquista é apenas o começo de uma jornada ainda mais emocionante!”. É com essas palavras que o professor de física do Campus Jacobina do IFBA Hytalo Costa compartilha a participação do Instituto na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2023, integrante da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que ocorreu nos dias 29 e 30 de agosto no estado do Rio de Janeiro.

Entre as 70 equipes de todo o Brasil que competiram na turma 4, fomos a única da Bahia. Três estudantes representaram o Instituto e receberam medalha de ouro na etapa nacional da MOBFOG, ao lançar foguete de garrafa PET, movido a vinagre e bicarbonato de sódio, por 178 metros horizontais.

Deivison Rocha, formando em eletromecânica, esteve pela primeira vez em uma olimpíada do conhecimento. Para o jovem, participar de eventos como a mostra de foguetes tem um papel crucial na educação científica.

“Somos constantemente desafiados a pensar pelo lado criativo e inovador, procurando soluções eficientes. Durante a mostra, conhecemos pessoas com interesses semelhantes; a atmosfera de competição e a celebração do conhecimento certamente tornaram essa experiência inesquecível. Aprendemos sobre evolução estelar, constelações, a valorização do nosso país nessa área e a importância de tudo isso para nossas vidas. Mas até chegar ao RJ foram meses de preparação: testes aerodinâmicos, estáticos, mudanças, problemas e desafios. Exploramos áreas da tecnologia, como impressão 3D, mecânica, química e física, tornando o aprendizado mais prático. Ao estarmos posicionados para o lançamento, passou um filme na cabeça. Essa medalha pertence a todos que nos apoiaram ao longo desse processo”, destaca Deivison, integrante do trio que representou o campus na MOBFOG, composto pelos colegas de curso Arthur Valois (4º ano) e Beatriz Valois (2º ano).

Foram cerca de quatro meses estudando e confeccionando o foguete. Nas palavras de Beatriz, a jornada difícil também se tornou incrível. “Viajei pela primeira vez de avião para participar de um evento nacional. Fizemos várias amizades e tivemos contato com profissionais renomados. É muito bom poder dar orgulho a todos que viram potencial em nossa equipe”, acrescenta.

Para o professor Hytalo, a premiação consiste num marco histórico para o IFBA Jacobina. “Demonstra que estamos no caminho certo, investindo na formação de futuros cientistas e engenheiros, preparando-os para desafios ainda maiores. Nossa instituição agora faz parte da elite da MOBFOG e isso é um testemunho do comprometimento da comunidade acadêmica para alcançar a excelência em educação e pesquisa. Nossa vitória na 42ª Jornada de Foguetes é um lembrete de que a ciência é apaixonante e recompensadora. Ela nos permite explorar os limites do conhecimento humano e nos inspira a sonhar mais alto. Estou imensamente grato por ter tido a oportunidade de liderar essa equipe e testemunhar o brilhantismo dos nossos estudantes. Para o IFBA Jacobina, esta conquista é apenas o começo de uma jornada ainda mais emocionante. Vamos continuar inspirando nossos jovens a se aventurarem na Ciência e a elevar as olimpíadas do conhecimento para um novo patamar”, comenta o docente, que esteve com o trio no RJ e acompanhou as etapas anteriores ao lado dos profs. Beliato Campos e Isabela de Oliveira (física); João Alberto e Eduardo Lobo (química), Washington Pereira e Alexandre Kida (área técnica em eletromecânica).

“A Mostra de Foguetes é muito mais do que um simples evento acadêmico, é uma celebração do espírito da Ciência e da inovação, do trabalho em equipe, da resolução de problemas complexos e da busca incessante pelo conhecimento”, conclui o prof. Hytalo.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) também é composta por prova objetiva, na qual o Campus Jacobina conquistou outras medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Saiba mais em http://www.oba.org.br/site/ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *