Estudantes de Caém disputarão finais no futsal e no atletismo dos Jogos Escolares da Bahia (JEB)

“Ação de participação e integração de estudantes da educação básica da Bahia, em uma experiência fomentadora de valores, como respeito à diversidade e cooperação, bem como socializadora da diversidade cultural, advinda dos territórios de identidade do Estado da Bahia”, este é o objetivo principal dos Jogos Escolares da Bahia (JEB), evento esportivo promovido pela Secretaria de Educação do Estado e pela Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb).
Com o tema “Esporte educacional como estratégia de inclusão e busca ativa na Bahia”, o JEB envolveu em todas as suas etapas mais de 160 mil estudantes em diferentes modalidades esportivas. A competição se constitui como uma grande ação que envolve estabelecimentos de ensino público e privada.
Depois de vencer todas as etapas (unidades escolares, polos municipais e territoriais), as meninas da equipe de Futebol de Salão de Caém estão entre as seis melhores da Bahia e irá disputar a etapa Estadual em Juazeiro no próximo dia 2 de agosto, quando estarão presentes todas as equipes vencedoras da etapa interterritorial. E no atletismo, os atletas Anatália Jacobina e Alisson Silva, irão representar o município na etapa estadual que acontecerá em Salvador, no dia 7 de agosto.
Conforme a professora de educação física e técnica do time, Thais Oliveira Duboc, os atletas de Caém têm se esforçado bastante para levar o nome da sua cidade onde tem passado. A professora também ressalta o apoio da Prefeitura do município, que para ela “tem sido fundamental para o êxito dos atletas/estudantes nas competições que participam”. Quanto a eventos como o JEB, Thaís destaca a importância do esporte na vida do estudantes, “A prática esportiva tem papel fundamental no desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social do adolescente, engana-se quem acha que só dentro da sala de aula há aprendizagem . Quando as pessoas perceberem que a escola vai muito mais além e o processo de aprendizagem está em todo o lugar, aí teremos uma transformação real na educação, pois as aulas não precisam estar dentro da sala de aula; por tanto nessa direção, o espaço esportivo oferece múltiplas possibilidades para o educando”.
O prefeito de Caém, Arnaldo Oliveira (Arnaldinho) comemorou a classificação da equipe de futsal feminino que representou a cidade. “O time de futsal feminino sub 17, do Colégio Estadual Arnaldo de Oliveira, de Caém tem se destacado no cenário esportivo estadual, demonstrando talento e, principalmente garra e espírito esportivo. Parabéns para todos os envolvidos nesta grande conquista que enaltece cada vez mais nosso município, sendo orgulho para toda a população”, parabenizou o prefeito.
Os campeões da etapa estadual, com idade entre 15 e 17 anos, participarão dos Jogos da Juventude, no mês de setembro, em Aracaju. E os com idade entre 12 e 14 anos disputarão os Jogos Escolares Brasileiros, no mês de novembro, no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.