JacobinaNotícias

Jacobina: Alunos de Enfermagem levam informações sobre desenvolvimento sustentável ao Cetep Felicidade

Projeto da Faculdade Ages envolve docentes e estudantes e atende comunidade estudantil

Cerca de 90 alunos e dois professores do curso de Enfermagem da Faculdade Ages em Jacobina, integrante do Ecossistema Ânima, promoveram atividades de educação com informações sobre Desenvolvimento Sustentável (ODS) para estudantes do Centro Territorial em Educação Profissional do Piemonte da Diamantina (Cetep Felicidade), em Jacobina, Centro-Norte baiano.

A ação aconteceu na segunda-feira (03), e faz parte de projeto de extensão que objetiva levar informações a jovens e adolescentes e promover a conscientização sobre questões cruciais como saúde, educação de qualidade, igualdade de gênero e sustentabilidade ambiental. Os acadêmicos foram divididos em grupo e apresentaram conteúdos aprendidos durante o primeiro semestre de 2024.

Para o enfermeiro e docente da Ages, Marks Passos, ao levar esses temas para o ambiente escolar, os acadêmicos contribuem para a formação de uma geração mais consciente e engajada com os desafios globais. “Além disso, os projetos de extensão proporcionam valiosa oportunidade de aprendizado prático aos acadêmicos. Eles têm a chance de aplicar seus conhecimentos teóricos em situações reais, desenvolver habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe. Esse tipo de experiência é fundamental à formação de profissionais de saúde mais preparados e sensíveis às necessidades da comunidade”, destacou Passos.

O enfermeiro e docente da Ages, Carlos Eduardo, falou do ganho dos jovens e adolescentes com a atividade: “Eles se beneficiam diretamente com essas iniciativas, pois recebem informações e orientações que podem influenciar, positivamente, suas escolhas e comportamentos. A educação sobre os ODS desde cedo pode fomentar uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade social, preparando os jovens para serem agentes de mudança em suas comunidades”.

Já a coordenadora do Cetep, Claudia Araujo, elogiou a ação: “O evento foi fantástico! Muito bem organizado. Cada estação tratando de um tema importante para discutirmos as questões de saúde pautadas nos ODS. Parabéns a Ages pela iniciativa e ao Professor Marks pela organização. Que a parceria Cetep/Ages continue e se fortaleça com mais trabalhos como esse”.

Durante o ano letivo são realizados diversos projetos de extensão que levam conhecimento científico além muros da faculdade e aproxima o corpo acadêmico da comunidade local. Esses projetos promovem intercâmbios de saberes e colaboram para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Fotos: Divulgação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *