JacobinaNotícias

Jacobina: Curso de Medicina da Ages alcança conceito máximo no Ministério da Educação

O curso de Medicina da Faculdade Ages de Medicina em Jacobina, integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país, recebeu nota 5, conceito máximo, no Reconhecimento de Curso junto ao Ministério da Educação (MEC). O resultado da avaliação foi divulgado na segunda-feira (13), e é feita com base em critérios como infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente.  
De acordo com a diretora da Ages, Aristhela Amorim, a notícia foi bastante comemorada: “Alunos, corpo docente, coordenação de curso e corpo técnico-administrativo, todos receberam com muito orgulho a avaliação com conceito máximo do MEC. Temos trabalhado, diuturnamente, para oferecer aos alunos o que há de melhor na educação médica do país e nada disso seria possível sem um time e comunidade acadêmica tão engajada como a nossa. Este reconhecimento é o resultado do comprometimento e dedicação exemplares demonstrados por essa equipe”, destacou. 
Anunciado pelo MEC por meio da Portaria Nº 545, de 26 de setembro de 2016, o Curso de Medicina da Ages em Jacobina teve início em julho de 2017. Para implantar a graduação no município, a Ages concorreu com as mais conceituadas Instituições de Ensino Superior do Brasil – algumas centenárias e com vasta experiência em educação médica -, e foi classificada na primeira posição, com nota máxima no Projeto Pedagógico Institucional.  
A coordenadora do Curso de Medicina da Faculdade Ages de Jacobina, Paula Serra Azul, explica que na instituição a teoria está absolutamente conectada e contextualizada com a prática. “Desde o primeiro semestre, o estudante tem contato com aulas práticas para que possa aperfeiçoar as suas habilidades e se tornar o profissional de excelência que o mercado exige”, ressalta. 
Em julho de 2023, Jacobina celebrou mais um grande feito, a formação da primeira turma de Medicina do município, com a entrega de dezenas de profissionais que já estão contribuindo com a Medicina na região e em várias partes do país.  
“Temos um projeto pedagógico sólido, corpo docente e técnico administrativo muito competente. São pessoas apaixonadas pela educação e com uma cultura organizacional referenciada pela comissão do MEC. Nossos estudantes e egressos fazem a diferença na saúde de Jacobina, são estagiários e profissionais com um olhar humanizado. Essa é uma escola médica que inspira amor pela vida”, finaliza Aristhela. 
Equipe de professores de referência  
A graduação em Medicina conta com uma equipe de professores com especialização, mestrado e doutorado, sendo referência em suas áreas e com elevada experiência e qualificação. A seleção criteriosa do corpo docente objetiva garantir que o médico formado seja capaz de prestar atenção médica integral, fundamentada no equilíbrio de excelência técnica e relevância social, a partir de três focos de competência: gestão de serviços de saúde; cuidado individual e cuidado coletivo, e produção e difusão de conhecimentos na perspectiva da Educação em Saúde, tudo isso baseado em um projeto pedagógico inovador.     
Infraestrutura de ponta 
Considerado um marco no desenvolvimento do município, o campus da Ages em Jacobina compreende uma área de 11.199 m2, em instalações construídas nos mais rigorosos padrões de qualidade exigidos pelo MEC. O local possui três módulos modernos e acolhedores, com auditórios de projeção multimídia, laboratórios, centro de convivência acadêmica, praça de eventos, sala de gestão, estacionamento privado, além das dependências comuns às entidades de ensino superior.    
A Faculdade de Medicina conta ainda com laboratórios específicos, hospital de simulação, consultórios para simulado de atendimento ao paciente com sala de observação privada para avaliadores, os mais avançados equipamentos para simulação de práticas, além de espaços de aprendizagem, eventos e atividades de extensão. Tudo estruturado com equipamentos de última geração que permitem que os alunos desenvolvam a prática de suas futuras profissões.    
Foto: Divulgação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *