Jovem atleta caenense é ouro, prata e bronze em campeonato estadual de atletismo

“O sacrifício valeu a pena e quero deixar aqui os meus agradecimentos, primeiramente a Deus e a meu pai Crenilson e a minha mãe Jivanilda, minhas bases e meus maiores incentivos. Agradeço de coração aos meus treinadores professor Ferreirinha e Marciano Barros do Clube de Corrida, que tiveram muita paciência e não desistiram de mim. Obrigado a todos e tenham certeza, não vou parar por aqui, é só o início”.

Um humilde agradecimento para um grande feito para uma jovem atleta que superou dificuldades e adversidades para chegar ao ponto mais desejado de um atleta, seja ele amador ou profissional, o degrau mais alto de um pódio. Trata-se de Anatália Jacobina de Jesus, uma ‘pequena grande guerreira’ de apenas 16 anos de idade, que saiu da sua cidade natal, Caém, Bahia, para se tornar uma das maiores medalhistas do Campeonato Pernambucano sub 20 de atletismo, ocorrido nos dias 11 e 12 de setembro, em Recife.

Mesmo disputando com atletas com grandes estruturas de treinamento e idades superiores à sua Anatália foi destaque, conquistando a medalha de ouro do revezamento 4×400, medalha de prata nos 3 mil metros com obstáculos, medalha de bronze nos 3 mil metros rasos e medalha de bronze do revezamento 4×100. Com o tempo de 13.16min., a jovem atleta Caenense assumiu a sétima posição do ranking nacional e a terceira posição do ranking do Norte Nordeste, nos 3 mil metros com obstáculos.

A história no atletismo de Anatália iniciou quando ainda tinha apenas 6 aos de idade. Seguindo as orientações de seu pai, o seu primeiro treinador, muitas vezes o treino iniciava às 5 horas da manhã. O local de treinamento era o acostamento da BA 131, onde disputava espaço com os carros que transitavam em alta velocidade pela pista. Às 7 horas trocava o uniforme de corrida pela farda escolar. A partir daí foi tomando gosto pelo esporte e no decorrer dos anos Anatália passou a participar de competições regionais e em 2015, por seus bons desempenhos nas competições, foi convidada para integrar a Escolinha de Atletismo Flamengo do município de Jaguarari. Em 2019 foi classificada em uma seletiva em Salvador e integrou a seleção baiana de atletismo participando dos Jogos Escolares da Juventude no Estado de Santana Catarina.

Aluna dedicada a agora ‘celebridade do atletismo baiano’, principalmente Caenense, Anatália é destaque também nos estudos. Estudante do 2° ano do ensino médio no Colégio Estadual Arnaldo de Oliveira, ela sabe conciliar e diferenciar as responsabilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *