JacobinaNotícias

Prefeitura inaugura o 1⁰ Sistema RAPS do Brasil nesta sexta-feira, (17)

O serviço contará com as Unidades CAPS, CAPS AD e ambulatório de saúde mental

Idealizado por Dr Cledson Sady juntamente com o prefeito Tiago Dias, a cidade de Jacobina ganha nesta nesta sexta-feira, (17) o primeiro complexo de saúde mental do Brasil do sistema RAPS – Rede de Atenção Psicossocial. Composto pelas unidades CAPS CAPS-AD e ambulatório de saúde mental, este é mais um empreendimento fruto da parceria entre Prefeitura de Jacobina e Universidade AGES por meio do COAPES.

De acordo a coordenadora do CAPS-AD, Cláudia Lima, o RAPS atenderá uma demanda histórica em nosso município, onde temos hoje cerca de 8 mil pacientes em saúde mental, sendo 3,5 mil no serviço de enfrentamento contra o álcool e drogas ilícitas.

“Dr. Cledson Sady teve esta brilhante ideia e o prefeito abraçou, e certamente é uma grande conquista para pacientes e familiares dos serviços. O RAPS é fruto dessa parceria eficiente que dando excelentes resultados, que é Prefeitura e Ages, portanto é mais uma luta vencida na atenção básica” salientou Lima.

Para o prefeito Tiago Dias, a sexta e o sábado será de realização e continuidade de lutas, já que o dia 18, é lembrado como Dia da Luta Antimanicomial.

“Nem todos querem investir em saúde mental, pois para muitos os dependentes químicos ou pessoas com transtornos persistentes são invisíveis. Infelizmente tanto o alcoolismo quanto a dependência química são tristes realidades do Brasil e do mundo. Agradeço imensamente a Deus por ter iluminado nosso querido Cledson Sady e a Ages pela parceria em todas as horas. No sábado continuaremos a Luta contra o retrocesso dos manicômios, o RAPS será a realização daqueles que acreditam em saúde de qualidade na atenção básica, a luta pelos “invisiveis” e respeito com os pacientes e suas famílias” frisou Tiago Dias.

A Inauguração do RAPS acontece na Sexta-feira, (17), às 18h, ao lado da sede da União da Guarda Civil Municipal, na área do antigo Parque Santana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *