JacobinaNotícias

Presidente do PCdoB reage a Jerônimo e defende apoio do governo à reeleição de prefeito de Jacobina

O presidente do PCdoB da Bahia, Geraldo Galindo, disse a este Política Livre esperar que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) apoie como candidato da base aliada o prefeito de Jacobina, o comunista Tiago Dias, postulante à reeleição. Neste domingo (11), o chefe do Executivo estadual sinalizou que pode defender a unidade em torno da ex-presidente municipal do PT Mariana Oliveira (clique aqui para ler).

“O critério que foi debatido no conselho político do governo estadual é de estabelecer prioridade no apoio para os prefeitos candidatos à reeleição que fizeram campanha para Jerônimo e para o presidente Lula (PT), em 2022, como é o caso de Jacobina. O critério é que quem apoiou Jerônimo e Lula tem a prioridade na reeleição”, frisou o dirigente.

Ele lembrou que Jacobina é a maior entre as 16 cidades governadas pelo PCdoB na Bahia. Galindo afirmou ainda aguardar a oficialização, dentro da federação formada entre o partido, o PT e o PV, do apoio a Tiago Dias. “As negociações entre os três partidos não podem permitir nenhum tipo de hegemonismo. Deve haver equilíbrio. Juazeiro, Candeias e Jacobina são três cidades importantes que carecerão de debate mais prolongado, mas temos outras em situação semelhante”, declarou.

Com a saída de Mariana Oliveira do PT, a tendência é que a federação apoie Tiago Dias, mesmo o gestor estando mal avaliado. Entretanto, a ex-petista, que foi a candidata a deputada federal mais bem votada de Jacobina em 2022 (com quase 12 mil sufrágios), já avisou que pretende entrar na disputa na base de Jerônimo. Ela deve migrar para o PSB. Caso não haja candidatura única do grupo do governo, Mariana deve ser postulante pela chamada “banda B”.

Fonte: Política Livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *