Notícias

Secti inaugura Espaço Colaborar em Jacobina focado em empreendedorismo

Ambiente de coworking busca potencializar o empreendedorismo local

Com o objetivo de potencializar empreendedores e pequenos negócios voltados para a área de inovação, o Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Ministério das Comunicações, inaugura, nesta sexta-feira (3), às 14h, mais uma unidade do Espaço Colaborar, desta vez, em Jacobina, na Praça do Céu. A maior rede pública de espaços de empreendedorismo e inovação do Brasil já chegou a diversas cidades baianas, como Itaparica, Cruz das Almas, Caetité e Santo Antônio de Jesus, marcando a requalificação dos antigos Centros Digitais de Cidadania (CDC) ao levar os novos ambientes a 41 municípios da Bahia.

A primeira etapa do projeto contemplará 24 cidades, enquanto a segunda, mais 17. O Espaço Colaborar funciona como um ambiente de coworking e está disponível para toda a população do município, com foco no ecossistema de ciência, tecnologia e inovação, composto por pesquisadores, empreendedores, donos de micro e pequenos negócios, etc. O local é propício para realizar reuniões de trabalho, encontros profissionais, entrevistas, treinamentos, palestras, entre outros, além de promover a integração de diversos agentes que compõem o mesmo ecossistema.

O ambiente traz ferramentas para trabalho, como computadores, mobílias de escritório, como mesas e cadeiras, televisão e aparelho de videogame para teste de games desenvolvidos para console, além de acesso à internet. Em seu lançamento, a equipe responsável pela inauguração realiza um processo chamado “ativação do ecossistema de inovação”, quando diversos entes como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Comercial da Bahia (ACB), além de universidades, Institutos Federais, empresas e escritórios do Sistema S, a exemplo do Senai, são acionados e comunicados sobre o lançamento, a fim de direcionar o uso e a ocupação para o público-alvo.

Mais 10 cidades receberão esses Espaços ao longo deste semestre, e, no primeiro semestre de 2022, outras 12 completarão um total de 24 equipamentos inaugurados na primeira fase do projeto, com presença em quase todos os territórios de identidade da Bahia. De acordo com a secretária da Secti, Adélia Pinheiro, é importante estimular o empreendedorismo local, principalmente no atual cenário. “Permanecemos no nosso trabalho de apoiar aqueles que empreendem e fazem acontecer a inovação na Bahia. Buscamos, com espaços como esse, desenhar cenários que se sucedem para apoiar a população na recuperação econômica. Este é um local portador de futuro e que pode gerar renda e emprego para a nossa população”.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *