Municípios

1º Júri Épico de Várzea Nova celebra e julga o legado de Padre Alfredo Haasler


Na noite desta sexta-feira (26/01), a Câmara de Vereadores foi palco do 1º Júri Épico de Várzea Nova, um evento marcante organizado por Givanilson Ercílio, conhecido como Giva, e a equipe de professores da Escola Idália Rocha Azevedo. O objetivo principal foi realizar o julgamento do saudoso Padre Alfredo Haasler, uma figura que marcou a história local. A iniciativa contou com a participação ativa de atores locais, além de diversos advogados.

O evento reuniu uma ilustre plateia, com a presença do prefeito Joãozinho, do presidente da Câmara Municipal, Antonio Paulo, secretários, vereadores, padres, freis (incluindo o Padre Basilio Jose Ilton, propagador da causa de beatificação de Padre Alfredo Haasler), membros da igreja católica local, representantes de associações, lideranças comunitárias e a população de Várzea Nova, bem como de cidades e comunidades vizinhas. O julgamento foi transmitido ao vivo pelas redes oficiais da prefeitura, permitindo que um público mais amplo participasse desse momento significativo.

O júri épico dedicado ao padre austríaco Alfredo Bernardo Maria Haasler, carinhosamente conhecido como ‘Padre Alfredo’, recebeu elogios tanto do público presente quanto das autoridades que prestigiaram o evento. Reverenciado como o “Apóstolo do Sertão”, o padre, se estivesse vivo, estaria comemorando seu 115º aniversário.

Falecido em 16 de junho de 1997, o “Missionário do Sertão” deixou um legado notável em Jacobina, dedicando cerca de 60 anos de sua vida à região. Sua preocupação com a saúde e educação dos menos favorecidos resultou na fundação de 45 escolas paroquiais, enquanto, montado em seu jumentinho, transportava medicamentos e alimentos para atender às necessidades dos enfermos e famintos.

O processo de beatificação do padre teve início em 2022, marcando uma fase diocesana em que a Igreja Católica investiga sua história e testemunhas de milagres. Uma jornada que se prevê longa e minuciosa.

Durante o júri épico realizado nesta sexta-feira, foram abordadas personalidades como Padre Alfredo Haasler, Dom Hugo Bressane, Padre Bartolomeu, José Marcelino da Silva, Prof. Raulina Pimentel, Prof. Valdetina Soares, Coronel João Trindade e Dona Filomena. O evento não apenas julgou, mas também celebrou a vida e o impacto deixado por esse notável “Apóstolo do Sertão”.

Assista a integra do Júri Épico Padre Alfredo Haasler:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *