Câmara de Várzea Nova sedia Audiência Pública para fortalecer a cultura do sisal na região

A Câmara Municipal de Várzea Nova foi palco de um importante encontro nesta quinta-feira (26/10), quando a comunidade se reuniu para discutir alternativas e ações que visam a valorização da cultura do sisal no município e em cidades vizinhas. A audiência pública, realizada na sede do Poder Legislativo, contou com a presença de produtores de sisal de Várzea Nova e municípios circunvizinhos, lideranças políticas e promotores do evento.
Os produtores de sisal se uniram para debater os desafios que afetam a cultura do sisal, sobretudo devido à longa escassez de chuva que tem comprometido a produção. Além disso, a audiência abordou a preocupante questão do preço pago pelo quilo do sisal, que se encontra muito abaixo do preço de mercado, gerando prejuízos para produtores e trabalhadores.

O evento também teve a presença destacada do deputado estadual Luciano Araújo (Solidariedade), que recentemente esteve em Brasília, onde se reuniu com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para solicitar medidas do Governo Federal que possam aliviar a situação dos trabalhadores do sisal.
Diversas lideranças políticas estiveram presentes, incluindo o prefeito de Várzea Nova, João Hebert (Joãozinho), o vice-prefeito Louro, a ex-prefeita Iris Gomes, a ex-vereadora Daiane Pereira, o presidente da Câmara Municipal, Antonio Paulo, e vereadores de Várzea Nova e Jacobina, que foi representado pelo vereador Martins dos Santos (PT). Lideranças comunitárias, como Idelânio Vieira, também desempenharam um papel fundamental na promoção do evento.

O prefeito Joãozinho, conhecido por seu compromisso com a cultura do sisal, elogiou a união de esforços de todos os envolvidos em prol de uma causa de grande relevância para a economia não apenas de Várzea Nova, mas de toda a região. Em seu pronunciamento, reiterou seu compromisso com os homens e mulheres que dependem da cultura do sisal para sua subsistência, lembrando que o sisal é um símbolo histórico e econômico do município.
Joãozinho ressaltou a importância da união das lideranças políticas locais com os produtores de sisal, juntamente com o apoio dos deputados estaduais e federais que representam a região, como fatores fundamentais para a concretização de um projeto que visa fortalecer a cultura do sisal.

Ao encerramento da audiência pública, o deputado Luciano Araújo assumiu a responsabilidade de agendar uma reunião no plenário da Assembleia Legislativa nos próximos dias, onde serão apresentadas as demandas dos produtores de sisal. Além disso, o tema será levado ao Congresso Nacional, por meio dos deputados que representam a região sisaleira, assegurando que as vozes dos envolvidos sejam ouvidas em instâncias governamentais superiores. A luta pela valorização da cultura do sisal na região segue em curso, com a esperança de melhores dias para essa atividade essencial.










