Jacobina

Esporte Jacobinense é tema de Programa de Governo Participativo

O Programa de Governo Participativo (PGP) temático, sobre esporte, aconteceu na noite dessa segunda-feira, 29, na sede do Sindicato dos Bancários de Jacobina. O candidato à prefeitura de Jacobina, Amauri Teixeira (PT), e o candidato a vice-prefeito, Carlos de Deus (PSB), da coligação “Unidos por Uma Verdadeira Transformação”, reuniram-se com candidatos a vereadores, presidentes de associações e clubes esportivos de Jacobina, para discutir propostas voltadas às políticas públicas que fomentem a prática esportiva no município.

Entre os que marcaram presença no evento, o presidente da Associação Jacobinense de Atletas Corredores (AJAC), o presidente do Jacobina Esporte Clube, Rafael Damasceno, juntamente com membros da diretoria do clube, o professor de Edc Física do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Normando Lima, os candidatos a vereadores, Milton da Natureza, Léo do Babado, Rege da Caixa D’água e Gilson Coração Valente.

Na oportunidade, algumas metas foram debatidas, tais como a realização de uma Conferência Municipal de Esporte, ações visando o fortalecimento dos campeonatos distritais, a criação de uma copa rural e outras modalidades regionais.

Não à toa, o plano de governo de Amauri engloba uma série de medidas que irão oportunizar o desenvolvimento de políticas e programas voltados para o esporte, no município. Para ele, Jacobina tem um enorme potencial, em diversos seguimentos, que não têm tido o devido suporte.

“Há muitos amantes de esportes, e tivemos parte deles no nosso PGP, apresentando propostas para todas as áreas, seja no futebol, vôlei, basquete, esportes de aventura, trekking, atletismo, vôo livre. Precisamos reestruturar a secretaria de esporte, tendo um orçamento participativo, permitindo que as pessoas ligadas às atividades estejam inseridas nessa nova formatação”, alerta Amauri.

Normando Lima comenta que, o que faltou foi boa vontade por parte das gestões anteriores, em promover o esporte na região. “O esporte de Jacobina nunca foi pensado. Os eventos foram pensados na época de capitão Assunção. Eles se perpetuam até hoje, a cada ano decaindo um pouco. Não temos políticas públicas, temos políticas de eventos”, explica.

O presidente da AJAC, Jefferson Santos, observa que Jacobina está atrasada em termos de estrutura e estímulos para o esporte. O saldo da noite foi ver que é possível avançar, planejar e implementar os projetos esportivo-educacionais, caso haja real pretensão para isso. “O que foi falado pode acontecer e são coisas simples, basta vontade da gestão pública. Esporte é barato, para os benefícios que ele traz. Não é só lazer, mas, saúde, educação, desenvolvimento e meio ambiente. Ele tira os jovens da ociosidade”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *