Municípios

Estudante de Direito da Ages em Senhor do Bonfim é selecionada para o Programa Estágio Legislativo

Graduanda do 10º período, Railane Brandão ficou entre os nove universitários de instituições privadas selecionados na Bahia

Com projeto voltado à capacitação profissional de jovens rurais, Railane Brandão, aluna do décimo período do Curso de Direito da Faculdade Ages em Senhor do Bonfim, instituição pertencente ao Ecossistema Ânima, foi selecionada para o Programa Estágio Legislativo. A discente ficou entre os nove universitários de instituições privadas da Bahia selecionados para o programa.

Realizado em parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o Estágio Legislativo oportuniza que estudantes de instituições de ensino superior (IES), públicas e privadas, participem da elaboração de projetos de lei e representarem a sociedade, especialmente as comunidades em que vivem, junto ao Poder Legislativo da Bahia.

A coordenadora de Área da Ages dos Cursos de Direito e Negócios, Silvia Manoela, comemorou a seleção da aluna: “Um dos princípios da instituição, que é ‘transformar o país pela educação’, tem se evidenciado, constantemente, com ações como a belíssima classificação da Railane, que nos orgulha e comprova que estamos no caminho certo. Pensamos em Educação na essência da palavra, preparando nossos estudantes para o mundo”.

Natural de Itiúba, Railane Brandão propõe em seu Projeto de Lei (PL) que seja obrigatória a capacitação profissional dos jovens rurais e periféricos, de 16 a 35 anos de idade, que vivem em vulnerabilidade e risco social, promovendo sua integração no mercado de trabalho local, a fim de diminuir o êxodo rural a falta de oportunidades e a pobreza sociofamiliar.

“Quando fiz o PL, pensei, principalmente, nos jovens do município de Itiúba, pelo fato do êxodo rural e pela alta vulnerabilidade dessas famílias que vivem em isolamento, devido à falta de atenção dos governantes para esse público. O objetivo é trazer uma perspectiva de vida e esperança, assumindo o fato de que a Educação e a efetivação de Direitos, por meio das Políticas Públicas, são essenciais para o envolvimento e proteção desses jovens”, pontua.

Para a coordenadora adjunta de Área da Ages dos Cursos de Direito e Negócios, Laise Cardoso, além da importância como campo de estágio, a seleção da Railane tem outros significados. “Ela não só representa a Ages, como toda uma região e consegue, ainda como graduanda, ser voz para uma parcela da nossa sociedade que encontra dificuldade no acesso cursos de capacitação profissional”, destaca.

Entusiasmada para a próxima etapa do programa, Railane festejou: “Meu sentimento nesse momento é de que estou no caminho certo e ciente de que posso fortalecer, junto com a rede intersetorial, a importância do projeto. Estou animada, espero obter muito conhecimento nesse estágio e abrir o caminho incentivando outros jovens a participarem também em outras oportunidades”, finalizou.

No total, foram selecionados 54 estudantes, das instituições públicas e privadas de todo o estado, para o Programa Estágio Legislativo, que promoverá diversas vivências dentro da Alba e está previsto para ocorrer entre os dias 19 e 22 de agosto de 2024, em Salvador.

Fotos: Divulgação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *