Municípios

Mirangaba: Câmara aprova projeto que denomina Avenida João do Ouro Freire em Taquarendi

Nesta terça-feira (18), a Câmara Municipal de Mirangaba aprovou um Projeto de Lei que denomina de Avenida João do Ouro Freire o trecho que liga a Rua Mandacaru à Rua dos Freire, no Distrito de Taquarendi. A proposta, de autoria dos vereadores Gildeon Carvalho Lago e Joacy Silva Mendes, visa homenagear o saudoso João de Eustáquio Freire Ouro, reconhecido por seus relevantes serviços prestados à comunidade local.

Durante a defesa do projeto, o vereador Gildeon Lago destacou a história de vida de João do Ouro Freire, que atuou como vereador na década de 60 e sempre foi um cidadão exemplar em Taquarendi. Lago ressaltou a importância de perpetuar a memória de alguém que tanto contribuiu para o bem-estar da comunidade.

O vereador Joacy Mendes, conhecido como Nego Jó, também enalteceu a atuação do homenageado, lembrando que João Freire sempre foi um homem querido e respeitado por todos no Distrito de Taquarendi. Nego Jó reforçou que a homenagem é uma forma de reconhecer a dedicação e o carinho que João Freire tinha pela sua comunidade.

A sessão contou com a presença de familiares do homenageado, incluindo o ex-Presidente da Câmara, Vereador Ednilson Ubaldino Freire, que estava acompanhado de sua filha. Ednilson fez um breve relato sobre seu pai, destacando sua dedicação aos mais humildes. Ele lembrou que, durante quarenta anos, no dia de seu aniversário, comemorado em 4 de setembro, João Freire matava um boi para dividir com as famílias mais necessitadas de Taquarendi.

Os demais vereadores também prestaram suas homenagens, afirmando que a denominação da avenida é uma justa homenagem à história e ao legado de João Freire e sua família. Além de seu mandato como vereador, João Freire transmitiu seu legado para seus filhos, Ednilson Freire, que exerceu quatro mandatos de vereador, e Jó Emison (Tio Jó), que também teve três mandatos de vereador e atualmente é o vice-prefeito do município de Mirangaba.

A aprovação do Projeto de Lei representa um reconhecimento público à trajetória de João do Ouro Freire, cuja vida foi marcada pela dedicação ao serviço público e ao bem-estar da comunidade de Taquarendi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *