Saúde: Teste da orelhinha será realizado na rede municipal em Jacobina

O exame será realizado a partir desta quarta-feira (12) na Rede Pública em Jacobina 

Em entrevista à Rádio Jaraguar, a fonoaudióloga Samara Soares Miranda falou da importância do “teste da orelhinha”

A Prefeitura de Jacobina, por meio do SUS,  passará a oferecer o teste da orelhinha na rede municipal de saúde. O exame será implantado no município a partir desta quarta-feira (12) e é gratuito. Deve ser feito em bebês a partir das 24 horas de nascido até um ano de idade. Trata-se de um teste simples, mas que é um importante instrumento para detectar possíveis transtornos na audição das crianças.

O exame, que também testa os reflexos auditivos nos bebês, dura cerca de 10 minutos, é indolor e feito preferencialmente com a criança dormindo. “Quando o bebê apresenta alguma disfunção auditiva, nós repetimos o teste com uma semana, e se o resultado for igual, encaminhamos a criança para um otorrinolaringologista para exames mais específicos e um diagnóstico preciso”, observa a fonoaudióloga Samara Soares Miranda, que concedeu entrevista à Rádio Jaraguar na tarde desta segunda-feira (10).

Segundo Samara Miranda,  o exame é tão ou mais importante do que o conhecido teste do pezinho. “O teste da orelhinha deve ser realizado até o terceiro mês de vida. É nesse período que o bebê começa a captar os estímulos sensoriais sonoros que ajudam no processo da fala e na aprendizagem”, destaca.

Uma vez detectada a disfunção auditiva é feito todo um acompanhamento com a criança, para que audição dela seja restabelecida com a ajuda de aparelhos e assim a criança possa crescer e se comunicar normalmente na sociedade.

No exame, além do teste com o aparelho auditivo, as mães recebem diversas orientações da médica fonoaudióloga sobre os cuidados com a saúde auditiva do bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *