Segurança

Subinspetor da Guarda de Jacobina participa de qualificação em condução de cães policial em Goiás

Entre os dias 22 de Janeiro e 02 de Fevereiro, o Subinspetor Geral da Guarda Civil Municipal de Jacobina, Ed Carlos, estará participando do curso de Condutor de Cães Policial – CCPOL. A qualificação foi oferecida pela Agência da Guarda Civil Municipal de Goiânia-GO, por meio da Diretoria de Ensino e do Grupamento de Operações com Cães – GOC K9.

O treinamento intensivo abrangeu diversas áreas, desde situações de busca e resgate de pessoas desaparecidas até a identificação de produtos ilícitos, como armas e entorpecentes. O foco principal do Grupamento de Operações com Cães é aplicado em ações em distúrbios civis, além de apresentações públicas que visam sensibilizar a comunidade para a importância desse tipo de trabalho.

Com uma carga horária total de 100 horas, sendo 80% delas dedicadas à prática com os cães, o curso foi ministrado pelo Coordenador e Instrutor GCM L. Santos do Grupamento de Operações com Cães – GOC K9 da GCM de Goiânia. Segundo ele, “a formação dos profissionais na área de Condução de Cães Policial proporciona ao Agente de Segurança Pública a capacidade de trabalhar com os cães de maneira eficiente, executando atividades para as quais os animais foram treinados, melhorando assim as abordagens”.

O Subinspetor Geral Ed Carlos afirma que a experiência vivida durante os dez dias de curso será fundamental na elaboração de um projeto para a implantação de um grupamento de operações com cães na Guarda Municipal de Jacobina. Considerando que o município é uma cidade turística, com áreas de vales, montanhas e trilhas propícias para pessoas se perderem, além do trabalho de identificação de produtos ilícitos nas abordagens da Guarda no entorno de escolas, praças e eventos municipais.

Destaca-se que o CCPOL contou com a participação de alunos não apenas da Guarda Municipal de Jacobina, mas também de Goiânia-GO, Valparaíso-GO, Senador Canedo-GO, Aparecida de Goiânia-GO, Santa Bárbara d’Oeste-SP, Correntina-BA e Policiais Penais de Goiás.

Essa busca por formação e qualificação demonstra o comprometimento da GCM Jacobina em ampliar cada vez mais o campo de atuação, contribuindo para a eficácia e eficiência da nossa briosa Guarda Civil Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *