Carreta de Rastreamento do Câncer de Mama estará entre os próximos dias 22 e 27 em Caém

Como parte do mês de conscientização sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama, o Outubro Rosa (com uma semana de antecipação), o município de Caém estará recebendo entre os próximos dias 22 e 27 de setembro, a Carreta de Rastreamento do Câncer de Mama. uma estratégia itinerante que visa a prevenção, a detecção precoce e o tratamento da doença.
A ação é uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Caém e o governo da Bahia, através do Programa Estadual “Saúde Sem Fronteiras – Rastreamento do Câncer de Mama”. O serviço móvel oferecerá mamografias grátis para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. Os documentos necessários para atendimento são a xerox do RG, xerox do Cartão do SUS. Para agendar o atendimento basta se dirigir à unidade de saúde mais próxima.
Saúde Sem Fronteiras – O Programa consiste na realização de mamografias e, caso sejam detectadas alterações, são realizados exames complementares. Para as mulheres com diagnóstico positivo da doença, é feito o encaminhamento para a unidade de Alta Complexidade em Oncologia mais próxima da sua região, onde será feito o tratamento cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico.
O câncer de mama é um dos cânceres mais comuns em mulheres no Brasil e no mundo. Ele acontece quando células da mama se multiplicam desordenadamente, gerando um tumor.

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *