Segurança

Município tem que ser mais rigoroso na renovação do contrato com a Embasa, diz vereador

“A Embasa deixa muito a desejar na prestação dos seus serviços e é alvo de críticas, diárias, da população”

O vereador Pedro Nascimento (MDB) cobra mais rigor do prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro (DEM), na renovação do contrato de prestação de serviço com a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), que venceu em abril de 2017 e ainda não foi renovado.

Ele sugere que a Prefeitura de Jacobina renove o contrato com a Embasa pelo período de quatro anos. A empresa pretende renovar por 20 anos. “A Embasa precisa melhorar os seus serviços e só assim o Município deve renovar a concessão por um período mais longo”, argumenta o edil.

 “Seja por problemas no fornecimento de água, a falta de novas obras de extensão da rede e, ainda, por problemas causados quando a empresa esburaca a cidade para consertos e faz um serviço de qualidade questionável, a Embasa deixa muito a desejar e é alvo de críticas, diárias, da população”, ressaltou o vereador.

Pedro Nascimento defende ainda que o contrato de concessão entre a Prefeitura e a Embasa só seja assinado mediante a realização de Audiência Pública, como prevê o Plano Municipal de Saneamento Básico. “Essa tem que ser uma relação igual, que garanta ao município e a população dizer que tipo de serviços deseja e a empresa cumpra com o que for acordado”.

Em agosto de 2017, a Câmara de Vereadores de Jacobina aprovou o Plano Municipal de Saneamento Básico que prevê as metas do setor para os próximos 20 anos, dentre elas: fornecimento de água potável em quantidade e qualidade, bem como, ampliação progressiva do acesso de todos os domicílios e edificações urbanas onde houver atividade humana continuada.

O edil também sugere que o contrato só seja renovado mediante o fornecimento gratuito de água a órgãos municipais, a exemplo de escolas e ou unidades de saúde, como forma de retribuição pela concessão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *