Municípios

Professores da rede municipal de Caém participam de formação em libras

A Secretaria de Educação de Caém, a partir do Sistema de Coordenação Pedagógica da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, está ofertando uma formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para docentes da rede municipal de ensino.
Coordenada pelas professoras Ceiça Simões e Glória Pinho, o evento acontece em três momentos (dias 16, 23 e 30 de agosto), no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Professor Emídio (CMAEEPE).
Para o prefeito de Caém, Arnaldo Oliveira (Arnaldinho), a inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica, um direito de todos estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação e é por isso que sua gestão tem dado uma atenção especial aos alunos do CMAEEPE. “A inclusão é uma preocupação constante na nossa gestão e a formação em Libras vai contribuir muito na comunicação com nossos alunos com problemas na audição”, ressaltou o prefeito, concluindo que além da capacitação dos professores, o curso é um reconhecimento do direito à educação inclusiva.
O secretário de Educação de Caém, Ronaldo Nunes, salienta que a educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis. “Essa formação é mais uma ferramenta para que nossos educadores possam realizar suas atividades com a qualidade que nossos alunos merecem”, disse o secretário.
Libras – Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de abril de 2002.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *